Notícias

Cartórios da Bahia vão integrar reconhecimento de firma

O Projeto de Informatização dos Cartórios Extrajudiciais é uma das metas do Tribunal de Justiça da Bahia para este ano. Agora o reconhecimento de firmas poderá ser feito em qualquer cartório do Estado, independentemente de onde a pessoa tenha feito o primeiro registro. Esta conexão nos serviços cartorários vai começar pelos Tabelionatos de Notas, a partir da instalação do Sistema Extrajudicial, um programa de informática que possibilita a integração dos serviços dos cartórios da Capital e do interior.

O projeto foi implantado, inicialmente, no 2º Tabelionato de Notas de Feira de Santana e no Tabelionato de Amélia Rodrigues, com o Módulo Firmas, cuja função é a abertura e reconhecimento de firmas e a autenticação de documentos, para uma melhor prestação dos serviços e emissão de atos cartorários. Como unidades-piloto, esses dois tabelionatos estavam em fase experimental.

Técnicos da área de informática do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj) trabalharam trabalhando no Fórum de Feira de Santana, na avaliação e atuação do sistema, para verificar a necessidade de ajustes e analisar a infraestrutura do 1º e 3º Tabelionatos da Comarca, para tomada de providências objetivando a expansão do sistema, com a integração de todos os tabelionatos.

Durante os trabalhos na Comarca de Feira de Santana, tabeliães responsáveis e representantes do Sinpojud deram apoio à equipe do Ipraj e da Comissão de Informática, que esclareceram dúvidas sobre o sistema e o processo de informatização dos cartórios.