Cezar Peluso assume como presidente do Supremo
O ministro Antônio Cezar Peluso tomou posse nesta sexta-feira (23/4) como presidente do Supremo Tribunal Federal, para um mandato de dois anos. Peluso substitui o ministro Gilmar Mendes e terá como herança o desafio de lear emfrente as transformações insitucionais iniciadas pelo antecessor e o julgamento de alguns temas polêmicos.
A solenidade de posse de Cezar Peluso se constituiu numa grande festa paulista. De São Paulo vieram para homenagear o novo presidente da Corte - paulista de Bragança e juiz de carreira com mais de 40 anos de magistratura - mais de 200 representantes do judiciário de São Paulo, entre magistados de primeira e segunda instância. Também estiveram presentes mais de 60 familiares, juizes aposentados e colegas. Era paulista o presidente da Câmra dos Deputados, Michel Temer, e se nasceu em Pernambuco, foi em São Paulo que se criou o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. A revoada paulista sobre a Capital fEderal teve início na véspera, com a posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o também paulista Ricardo Lewandowski.
Juiz de carreira, Peluso tem 67 anos, nasceu em Bragança Paulista (SP). É o primeiro ministro indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a assumir o posto mais alto do judiciário brasileiro. Ele foi indicado em junho de 2003, no primeiro ano de mandato de Lula. Formado em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos (SP), Peluso é mestre em Direito Civil e doutor em Direito Processual Civil.
Como vice-presidente, assume o ministro Carlos Ayres Britto.