Notícias

Comarca de Amélia Rodrigues é a primeira do estado totalmente digitalizada

Apenas com o click no mouse do computador o juiz titular da Comarca de Amélia Rodrigues, Pablo Stolze, despachou 576 processos em um único dia . O magistrado estava empolgado com a modernização da comarca, distante 84 km de Salvador. "Compartilho com meus servidores um dos dias mais importantes de minha carreira, o dia do click. Nesse click despachei quase seiscentos processos graças ao sistema eletrônico", disse empolgado o juiz. O Fórum da cidade passou a funcionar cem por cento digital com a chegada do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), que vem sendo implantado, na capital e no interior, há dois anos, pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).

A rapidez no despacho dos processos não é a única vantagem do sistema, a automação traz diversos benefícios para o Judiciário e para o cidadão. Uma audiência que durava cerca de para ser concluída agora dura em torno de vinte minutos. Além da celeridade no julgamento dos processos, o SAJ possibilita a economia nos insumos, como papel e material de escritório, já que o processo físico deixa de existir.

A Comarca de Amélia Rodrigues é a primeira da Bahia totalmente digitalizada. Além da modernização dos novos processos, o arquivo processual do Fórum, que é de cerca de sete mil processos, está sendo totalmente digitalizado. O trabalho está sendo realizado o por uma equipe de servidores do núcleo de digitalização do tribunal, em parceria com servidores da comarca. O funcionamento do SAJ no município vai servir de modelo para a implantação em outras comarcas. De acordo com a coordenadora do sistema, Cristina Cunha, a implantação em Amélia Rodrigues é um projeto piloto. "O trabalho aqui vai servir de balizamento na expansão para as outras comarcas", destacou Cristina Cunha.

Além de Salvador, o SAJ já foi implantado em vinte comarcas do interior do estado. O secretário de Tecnologia da Informação e Modernização do TJBA revelou que até o final do ano mais trinta comarcas vão receber o novo sistema, o que representa um total de 60% de novos processos que entram no Judiciário baiano. "A expectativa é de que todas as comarcas da Bahia estejam modernizadas até o final de 2014", avalia Rafael Cohim.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim) do TJBA publicou neste mês o Portal de Informações do SAJ, um espaço com diversos dados e novidades sobre o sistema de processo eletrônico. O portal é mais uma plataforma de comunicação para magistrados, advogados, servidores e o cidadão. Para acessar a página é só digitar www.tjba.jus.br/sajinformacoes.