Empossada Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia
Foi empossada nesta segunda-feira (17) a Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia da OAB da Bahia. A cerimômia de posse ocorreu às 18h no auditório da sede da Ordem, nos Barris, e foi presidida pelo presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz. A advogada Jurema Cintra Barreto, da Subseção de Itabuna, é a nova presidente da comissão, que tem como vice-presidente o advogado Felipe de Campo Garbelotto. Os outros membros são Enézio de Deus Júnior, Leandro Lopes Pontes, Paraense, Priscila Moura de Aguiar, Vânia Oliveira Reis, Wilson Bispo dos Santos e Dora Anali dos Santos Santos.
Jurema Cintra Barreto, militante da luta anti-homofobia no interior da Bahia, afirmou que a comissão já tem vários projetos pré-encaminhados, pois todos os seus membros já trabalhavam de alguma forma com o enfrentamento à homofobia. "Nós estamos muito satisfeitos porque esta diretoria reforça a ideia de que a OAB também é uma defensora dos direitos humanos" declarou. A advogada pediu o apoio da diretoria e do Conselho Seccional da OAB e também da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) e falou de suas expectativas. "Com a abertura que essa diretoria tem, com a visão de direitos humanos que essa diretoria tem, nós esperamos fazer um ótimo trabalho. E que na Bahia a gente consiga, se não erradicar, ao menos mimnimizar bastante a questão da homofobia" revelou.
O presidente Luiz Viana prometeu todo o apoio para o bom funcionamento da comissão e afirmou ter grande interesse na luta anti-homofobia tanto como presidente da OAB da Bahia, quanto como advogado e cidadão. "É uma luta na qual eu acredito", revelou, afirmando "podem contar comigo como membro desta comissão".
Participaram da cerimônia o vice presidente da OAB, Fabrício Oliveira, o secretário-geral adjunto Adonias Aguiar Bastos, o presidente da OAB de Vitória da Conquista, Gutemberg Macedo Junior e o fundador do Grupo Gay da Bahia, o antropólogo Luiz Mott.