Estudantes de Direito visitam OAB: plantando uma semente

A visita ainda tirou dúvidas em relação à prova da OAB e os estágios durante a graduação. A presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Betha Nova, tratou do papel da comissão nessas etapas tão importantes na formação profissional e mostrou aos alunos a importância de buscarem escritórios credenciados à OAB para estagiarem. Sobre a prova da OAB, foi falado como esse exame é fundamental na valorização da advocacia. "Esse Exame que é tão condenado, criticado e tido como vilão, na verdade funciona como uma proteção ao valor social da advocacia. É necessário que a OAB tenha esse filtro, uma vez que não temos um controle de qualidade tão eficiente por parte de algumas instituições de ensino e pelo MEC", esclareceu. Plantando uma semente
Para Betha Nova, essas visitas são uma forma de plantar uma semente no aluno de Direito, que ainda não faz parte do mundo jurídico, poder participar da OAB e contribuir com a profissão. "Dessa forma, acredito que no futuro teremos mais profissionais participando da OAB, para que a classe sinta a Ordem como uma casa de todos e não apenas de alguns". A estudante do sexto semestre Graça Correia ressaltou a importância dessa integração entre a faculdade e a OAB para o seu crescimento profissional. "Nessa visita tivemos contato com informações muito importantes para nós futuros operadores do Direito. Hoje, por exemplo, ouvimos sobre as comissões, as nossas prerrogativas e os nossos deveres profissionais".
As instituições de ensino interessadas em organizar visitas à seccional poderão entrar em contato com a Comissão de Educação Jurídica, através do e-mail da presidente [email protected]. Uma mesma visita poderá ser feita por alunos de diferentes faculdades.
Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA