Geraldo Mesquita, Valadares e Jayme Campos aprovam atuação da OAB na defesa de temas do interesse público
"A questão não é fazer 80 anos, mas completar essa idade continuando a gozar do respeito da população brasileira", declarou o senador Geraldo Mesquita Junior (PMDB-AC) durante a homenagem prestada pelo Senado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no seu aniversário de criação. O senador, que é advogado, elogiou a entidade por seu "comportamento coerente, altaneiro e consciente".
Mesquita Júnior cumprimentou a OAB também pelo trabalho que a entidade está fazendo em defesa da aprovação de projetos que tramitam no Congresso atribuindo aos advogados públicos prerrogativas próprias de magistrados e de membros do Ministério Público e estabelecendo uma paridade entre as remunerações desses profissionais.
Por sua vez, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) aplaudiu a OAB pela decisão de eleger a reforma política como tema central das comemorações do seu aniversário. O seminário Reforma Política - Um Projeto para o Brasil foi realizado no auditório do Conselho Federal da OAB, em Brasília. O evento começou na terça-feira (16) e foi encerrado nessa quinta (18).
- Parabéns à OAB por enfocar temas importantes como a fidelidade partidária, a reeleição, a federação de partidos políticos para reduzir esse número incomensurável de partidos, a questão do voto distrital misto ou da lista fechada, a discussão entre parlamentarismo e presidencialismo. A reforma política é a verdadeira essência do aperfeiçoamento democrático - afirmou o senador.
Guardiã da fiel observância dos princípios constitucionais, fórum de grandes reflexões e palco da busca por melhores condições para o pleno desenvolvimento do sistema político e das salvaguardas jurídicas do Brasil foram algumas das características que o senador Jayme Campos (DEM-MT) atribuiu à OAB. Ele acrescentou que a entidade honra a memória do seu patrono, Rui Barbosa, quando não se limita a representar a classe dos advogados, e passa a contribuir com a definição dos rumos políticos do Estado e do povo brasileiro.
Jayme Campos registrou que a Ordem dos Advogados do Brasil participou dos mais importantes episódios que marcaram a história do país, como a campanha das Diretas Já e a luta pela convocação da Assembléia Nacional Constituinte. Ele destacou também a presença da entidade nas manifestações em favor dos direitos humanos e na defesa do Estado Democrático de Direito.