Notícias

OAB da Bahia acompanhou a manifestação em Salvador

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) esteve presente na tarde de segunda-feira (17) na manifestação do movimento Passe Livre Salvador na região do Iguatemi, que reuniu entre quatro mil, segundo a Polícia Militar, a oito mil pessoas, segundo os organizadores. OAB da Bahia foi representada pelo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, conselheiro seccional Eduardo Rodrigues, e pelo presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, conselheiro seccional João Teixeira Neto.

Na manhã de segunda (17), o presidente da OAB da Bahia Luiz Viana Queiroz encaminhou ofício ao governador Jaques Wagner afirmando ter a "firme convicção" de que o governador "saberá impedir que a violência policial usada em São Paulo e Rio de Janeiro nos últimos dias seja aplicada contra jovens e cidadãos baianos que anunciam suas manifestações de protesto para estes dias". Anexo ao ofício, Luiz Viana encaminhou a nota pública do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, "exortando os governantes à prudência e tolerância em face das manifestações recentes". O presidente Luiz Viana destaca, em sua comunicação ao governador, que "Violência policial contra liberdade de manifestação atenta contra a democracia".

Com o objetivo de levar o apoio da Ordem à liberdade de manifestação e de fiscalizar a ocorrência de excessos por parte da polícia ou dos manifestantes, os advogados Eduardo Rodrigues e João Teixeira Neto acompanharam a manifestação durante todo o trajeto, do Shopping Iguatemi até a Estação de Transbordo da região, retornando pela Avenida Tancredo Neves. E se mostraram satisfeitos com o resultado.

João Teixeira Neto destacou o caráter pacífico da manifestação e o comportamento de manifestantes e policiais. "Os manifestantes não desrespeitaram e nem foram desrespeitados, como deve ocorrer numa democracia, no exercício do direito à manifestação", observou.

Eduardo Rodrigues também ressaltou a ausência de abusos na passeata. "Felizmente em Salvador tudo correu bem, com a OAB atenta quanto ao respeito à livre manifestação e vigilante quanto a não ocorrência de excessos", afirmou. "A OAB foi por várias vezes reconhecida pelos manifestantes, que agradeciam a nossa presença", revelou.

OAB-BA acompanhou a manifestação em Salvador - Fotos: Angelino de Jesus