Notícias

Seccional retoma atividades do projeto OAB vai à Escola

Os alunos do Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA) receberam na manhã desta quinta-feira (06) o projeto OAB Vai à Escola. A retomada do projeto foi marcada por uma programação de palestras que contou com a participação do conselheiro seccional da OAB-BA Eduardo Rodrigues, da advogada Eliasibe Simões, coordenadora do projeto, além de diretores do ICEIA e de representantes da Secretaria Estadual de Educação.

Durante a manhã, o conselheiro Eduardo Rodrigues ministrou palestra aos estudantes, na qual falou sobre a importância do diretório acadêmico do ICEIA e o papel da escola na formação dos jovens. O conselheiro explicou ainda aos alunos sobre a OAB, a importância dos direitos humanos para o exercício da cidadania e sobre o papel da advocacia no Estado Democrático de Direito. "Estamos muito satisfeitos com a retomada deste projeto, que é nacional e que tem hoje sua primeira edição na Bahia nesta nova gestão", declarou Eduardo Rodrigues. Ele ressaltou ainda a grande participação do alunado no evento. "Foi um dia diferente na escola, onde eles puderam discutir matérias ligadas ao direito e obter uma visão diferenciada sobre as estruturas normativas de governo e de poder", completou.

A advogada Eliasibe Simões falou sobre a elaboração da Cartilha da Cidadania do Projeto OAB Vai à Escola, a importância das informações que muitos alunos do ensino médio desconhecem e deu um alerta para os presentes, "o estudante e seus familiares, quando sentirem que tiveram seus direitos violados, façam uma consulta e busquem os órgãos competentes".

Segundo o vice-diretor do ICEIA, Cleto da Costa Junior, "a retomada do projeto vai repercutir no ambiente escolar trazendo exemplo para os alunos", afirmou. O aluno do 1º ano Gilvan Santos disse que "essa é uma inovação muito boa para os estudantes. Já Vanessa Gomes de Almeida, aluna do 4º ano do ensino médio, declarou que o projeto serve de alerta para o estudantes, ''''''''vamos crescer e nos tornar cidadãos de bem'''''''', disse.

Ao final das palestras, os alunos receberam um exemplar da Cartilha da Cidadania do Projeto OAB Vai à Escola. Com 97 páginas, a cartilha aborda temas como o meio ambiente, patrimônio público, direitos fundamentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito do idoso, da família, penal, entre outros. O material tem o objetivo de levar aos jovens o conhecimento dos direitos e deveres estabelecidos no país.

Projeto OAB Vai à Escola - Fotos: Angelino de Jesus