Notícias

Votação para desembargador do TJ-BA movimenta a advocacia da Bahia

Começou às 9h desta terça-feira (04) em todo o estado a consulta direta aos advogados para a formação da lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), destinada à advocacia pelo quinto constitucional. Promovida pela OAB da Bahia, a votação prossegue até as 17h nos 10 postos de votação na capital e nos 34 postos distribuídos pelas 31 subseções da OAB-BA no interior.

O movimento é grande na seções de votação de Salvador e algumas filas se formaram durante o final da manhã. Há dez anos os advogados não escolhem diretamente a lista sêxtupla do quinto constitucional. Em todo o estado, 17 mil profissionais estão aptos a votar, ou seja, em situação regular e adimplente com todas as anuidades devidas à OAB-BA até os 30 dias que antecedem à consulta.

O presidente da OAB-BA Luiz Viana Queiroz votou as 10h30 na seção eleitoral que funciona no auditório da Ordem, nos Barris. "Essa eleição é um resgate histórico. Hoje é um dia muito importante, de festa cívica. A OAB teve a responsabilidade de fazer uma grande lista, uma lista de ficha limpa, de pessoas capacitadas", afirmou o presidente Luiz Viana.

O professor Thomas Bacellar, ex-presidente da OAB-BA, também votou na sede e elogiou a iniciativa da seccional. "Os advogados estão ganhando sua própria causa, pois a sociedade tem que se lastrear em uma democracia. Está é uma hierarquia natural. A justiça é um ato de consciência. A lei só é o que é se o juiz disse que é. A justiça é de extrema importância para todos nós", disse Bacellar.

Para o advogado Antonio Virgilio Sobrinho, com mais de 50 anos de profissão, essa eleição "nada mais é que a consolidação da instituição, que reflete sem dúvida alguma os princípios democráticos". E ressaltou: "a liberdade de escolha é fundamental para o exercício da cidadania".

A advogada Camila Seara, que com três anos de profissão votou pela primeira vez para a composição da lista sêxtupla do quinto constitucional, afirmou que exercer o direito ao voto define o sentido da democracia. "É a nossa instituição de classe exercendo a democracia", completou.

Os 15 candidatos ao cargo de desembargador do TJ-BA, são, por ordem de inscrição: Carlos Nova, Custódio Lacerda Brito, Sérgio Nogueira Reis, Mauricio Kertzman Szporer, Graciliano Bomfim, Sérgio Cafezeiro, Ronaldo Melo Martins da Costa, Luiz Machado Bisneto, Paulo Damasceno, Lia Barroso, Oscimar Torres, Renato Reis Filho, Roberto Frank, Pedro Barachisio Lisbôa e Ricardo Meira.

Ao final da votação, às 17h, as mesas receptoras de votos serão imediatamente convertidas em mesas apuradoras e o resultado deverá ser conhecido no início da noite desta terça-feira (04).

Após a consulta aos advogados, a lista sêxtupla da OAB-BA será encaminhada ao TJ-BA, onde será reduzida a uma lista tríplice e depois enviada ao governador do Estado, Jaques Wagner, que escolherá o novo desembargador oriundo da advocacia.