COMPIR promove I Seminário do Dia Internacional pela luta contra a discriminação racial
A Comissão de Proteção a Igualdade Racial (COMPIR) da OAB-BA promoveu nesta segunda-feira (21) o I Seminário em homenagem ao Dia Internacional pela luta contra a discriminação racial. O evento aconteceu no auditório da sede da Seccional e foi presidida pelo Secretário Geral Nei Viana.
O dia 21 de março foi determinado como o Dia Internacional pela luta contra a discriminação racial em memória ao massacre de Shaperville, na África do Sul, nos anos 60. O episódio ficou conhecido quando um grupo de cidadãos prostetavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação que determinava os locais específicos onde eles podiam circular. A manifestação pacífica resultou na morte de 69 pessoas e 186 feridos, por conta da intervenção do exército que atirou contra a multidão.
Segundo a presidente da COMPIR, Eunice Gomes, esta data é de grande importância para a população negra e afrodescendente, pois serve de exemplo para que todos lutem pelos seus direitos e não aceitem submissão. Ela pontuou situações de discriminação que ainda acontecem no Brasil e a importância da OAB-BA, através da COMPIR, para disseminar as informações.
Para ela o evento foi um sucesso. "Fiquei muito feliz e satisfeita com a realização do seminário. Queria muito agradecer ao Presidente Saul Quadros pelo suporte que tem oferecido à nossa Comissão. É um grande avanço para o movimento negro ter uma instituição como esta nos apoiando", ressaltou.
O Seminário discutiu os temas "O massacre de Shaperville e suas consequências", com os advogados e membros da COMPIR, Selma Barreto e Nilvado Pereira, e a "Eliminação da discriminação racial proposta naquele 21 de março, a atuação de Nelson Mandela no episódio e os reflexos para a sociedade atual", com Silvio Humberto, doutor em Economia, um dos fundadores do Instituto Cultural Steve Biko e Membro do Conselho de Desenvolvimento econômico e Social do Estado da Bahia.
Participaram do evento a Delegada de Polícia Overanda Oliveira, representando a Secretaria de Segurança Pública, o sub-secretário da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), Edimilson Sales, e o coordenador executivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Charles Sacramento Santos, representando o Deputado Paulo Câmara.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |