Notícias

Confira a programação da TV Justiça para este final de semana

Grandes Julgamentos apresenta decisão sobre decreto que implantou TV digital

O programa apresenta esta semana a decisão que considerou constitucional o decreto que implementou a TV digital no Brasil. A migração da tecnologia analógica para a digital foi questionada na Suprema Corte pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A legenda pediu que fossem retirados quatro artigos do decreto que estabeleceu normas para a implantação da nova tecnologia. O partido argumentava que muito além da melhoria da técnica, o sistema agrega um novo serviço, que acarretaria um novo procedimento de licitação e concessão. Por sete votos a um a Corte considerou constitucional o decreto do governo. O julgamento foi concluído pelo plenário em 2010.

Para discutir os avanços da tecnologia digital na televisão brasileira e abordar aspectos jurídicos da decisão do Supremo, o programa Grandes Julgamentos do STF ouviu o advogado Bruno Degrazia e Ricardo Queiroz, professor de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB). O programa também apresenta os votos de todos os ministros da Corte que participaram do julgamento.

O Grandes Julgamentos do STF vai ao ar inédito nesta sexta-feira, às 20h. Horários alternativos: domingo, 10h30; quarta-feira, às 9h; e quinta-feira, às 18h.

Academia debate o tema "Jurimetria Aplicada ao Direito Societário"

"Jurimetria Aplicada ao Direito Societário - Um estudo estatístico da dissolução de sociedade no Brasil" é o tema da tese de doutorado de Marcelo Guedes Nunes apresentada à banca examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O estudo é destaque no programa Academia desta semana e descreve uma nova ciência social: a jurimetria. Uma disciplina do Direito que utiliza a metodologia estatística para estudar o funcionamento da ordem jurídica. "A proposta da jurimetria é investigar a realidade do Direito, observando o funcionamento das instituições jurídicas e das sentenças, autos, contratos e demais populações de normas individuais produzidas pelo sistema. Ao invés de especular sobre uma teoria abstrata da lei, a jurimetria investiga como o Direito influencia a vida cotidiana das pessoas e nos permite entender um pouco mais sobre como a ordem jurídica opera na realidade", explicou Marcelo.

O especialista em Direito da Concorrência e procurador geral do Cade, Gilvandro Araújo, e o doutor em Pesquisa Operacional e professor de Estatística da Universidade de Brasília (UnB), José Angelo Belloni, são os convidados participantes.

Se você tem interesse em apresentar seu trabalho no programa Academia envie um currículo com o título do seu estudo para o e-mail: [email protected]. O programa vai ao ar domingo, às 21h. Horários alternativos: segunda-feira, às 10h; terça-feira, 12h30h; quarta-feira, 19h30, quinta-feira, 10h, e sexta-feira, às 9h da manhã.

Patrícia Rezende é a convidada desta semana no Refrão

Ela conquistou o público em todo o país e chamou a atenção de Lulu Santos pela voz suave e firme. A cantora Patrícia Rezende ganhou destaque ao participar de um reality show musical e chegou à semifinal do programa, mas a carreira artística começou bem antes disso aos quatro anos de idade.

Dona de um estilo único e uma voz suave, a artista mostra no programa Refrão o que encantou brasileiros e jurados do reality show.

No quadro Pauta Musical, a professora especialista em Linguística e Estudos Frasiológicos Maria Luiza Ortiz analisa a canção "Oceano", sucesso de Djavan. A professora fala sobre o estilo de composição de Djavan, além de interpretar a letra desse sucesso do artista.

O Refrão é neste domingo, às 20h. E em horários alternativos: segunda-feira, às 13h30; terça-feira, às 11h30; quarta-feira, às 20h; quinta-feira, às 9h30; e sexta-feira, às 18h.

"Aviso aos navegantes" em cartaz na Sessão Cinemateca

A sessão Cinemateca apresenta neste fim de semana o filme Aviso aos Navegantes, com direção de Watson Macedo. Rodado no Rio de Janeiro, em 1950, o filme conta com grandes nomes do cinema brasileiro como Oscarito e Grande Otelo. O filme tem vários números musicais, com destaque para Eliana, Oscarito, Ivon Curi, Emilinha Borba, Francisco Carlos e as orquestras de Ruy Rei e do pianista Benê Nunes.

A sessão Cinemateca apresenta neste fim de semana o filme Aviso aos Navegantes, com direção de Watson Macedo. Rodado no Rio de Janeiro, em 1950, o filme conta com grandes nomes do cinema brasileiro como Oscarito e Grande Otelo. O filme tem vários números musicais, com destaque para Eliana, Oscarito, Ivon Curi, Emilinha Borba, Francisco Carlos e as orquestras de Ruy Rei e do pianista Benê Nunes.

A história se passa num luxuoso navio onde uma companhia teatral brasileira, com as cantoras Cléo e Adelaide Chiozzo, retorna ao Brasil depois de apresentações em Buenos Aires, Argentina. Na embarcação também está um príncipe que se apaixona por Cléo, mas ela só tem olhos para o imediato do navio.
Frederico, o camareiro de Cléo, embarca clandestinamente no mesmo navio, onde é descoberto pelo cozinheiro da embarcação. Surge entre os dois a relação de amor e ódio, cheia de implicância. A bordo há também um perigoso espião internacional, que precisa ser detido antes que todos cheguem ao Rio de Janeiro.

A Sessão Cinemateca vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h, e no sábado e domingo, às 23h.

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre a exploração da madeira

A madeira é um material orgânico e sólido, utilizado na arquitetura e na engenharia civil. Por sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade e, mesmo depois do aparecimento dos materiais sintéticos, ela ainda é usada como matéria-prima para a fabricação de diversos outros produtos.

A indústria florestal e a exploração de madeira em florestas naturais continuam a ser uma das principais causas de desmatamento e de perda de habitat para inúmeras espécies, o que ameaça a biodiversidade do planeta.

Para falar sobre o mercado e a exploração da madeira, o programa Meio Ambiente por Inteiro dessa semana recebe o professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) Joaquim Carlos Gonçalez e o advogado e especialista em Direito Ambiental Diego Vega.

O programa Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 8h; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30.

Iluminuras fala sobre literatura que nasce a partir da experiência do cotidiano

O programa Iluminuras desta semana recebe a jornalista e escritora Clara Arreguy, que busca inspiração para escrever a partir do cotidiano vivido nas reportagens. Em um de seus livros mais recentes - "Rádio Beatles" - a autora, nascida em Belo Horizonte (MG), escreve sobre a cidade de seus país, Muriaé, voltando às raízes de sua família. Além de repórter, Clara também trabalhou como crítica teatral e foi editora de Cultura do jornal Correio Braziliense.

O Iluminuras também apresenta uma entrevista com o procurador federal Victor Rufin, que fala do seu gosto por livros volumosos. Ele revela que está se adaptando as novas mídias e quase metade de suas leituras, atualmente, são feitas em "e-books", mas salienta que quando é atraído por um exemplar na estante da livraria não resiste: "compro o livro em segundos". Assíduo leitor de clássicos da literatura mundial, o procurador revela como seus livros preferidos influenciaram em sua profissão.

Assista ao programa inédita neste sábado, às 20h30. A reprise ocorre no domingo, às 11h; na segunda-feira, às 9h; na terça-feira, às 21h; e na quarta-feira, às 22h30.

Programa Fórum debate a segurança pública no Brasil

Presídios superlotados, falta de policiamento nas ruas, tráfico de drogas: a violência que assola o Brasil se apresenta de formas variadas. O medo já faz parte do cotidiano da população brasileira e os direitos individuais e coletivos garantidos pelo artigo 5º da Constituição Federal são os parâmetros que norteiam as ações que visam dar segurança aos cidadãos. Este é o tema em debate no programa Fórum desta semana.

Para falar sobre o assunto, o programa recebe o especialista em segurança pública Guaracy Mingardi. Segundo ele, "não adianta modificar só a lei, tem que modificar a cultura". Já a professora de Direito Penal Soraia Mendes, também entrevistada pelo programa, afirma que "o encarceramento em massa junta numa mesma instituição presos de maior e menor periculosidade". E, dessa forma, as organizações criminosas que agem nos presídios conseguem com facilidade novos soldados.

O programa inédito vai ao ar todo sábado às 12h30 e é reapresentado domingo, às 18h; quarta, às 11h, e quinta, às 12h. Também é possível rever o programa no site da TV Justiça: www.tvjustica.jus.br.

Repórter Justiça destaca o turismo no Brasil

O programa Repórter Justiça desta semana mostra os números do setor de turismo no Brasil e o que encanta os visitantes. O programa entrevistou pessoas que adoram viajar e outras que se dedicam a fazer do passeio uma experiência inesquecível.

Um levantamento realizado no início desse ano pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado pelo Ministério do Turismo aponta que os destinos nacionais superam os internacionais na preferência de quem pretende viajar até julho: 49% dos entrevistados indicaram a Região Nordeste, em seguida está a Região Sudeste, com 23,3% da preferência e o Sul do Brasil com 18% das escolhas.

Veja os detalhes no programa Fórum que vai ao ar neste sábado, às 21h30. Horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às 12h; quarta, às 19h; quinta, às 22h30.