Notícias

OAB-BA, ABAT e CAAB discutem implantação do PJe na Justiça do Trabalho

Na noite da última segunda-feira (25), o Presidente da OAB-BA, Luiz Viana, convocou uma reunião com a Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT) e a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) para discutir sobre a implantação do PJe na Justiça do Trabalho nas Varas de Salvador, já que a data final para implantação de 100% será no dia 22 de maio do corrente ano.

“O processo eletrônico é irreversível, mas sua implantação pode sedar com uma transição que siga o tempo real das pessoas humanas, enão conforme o tempo virtual dos computadores. A OAB está nessa luta. Processo eletrônico sim, mas com prudência”, destacou o Presidente Luiz Viana.

As conclusões da reunião foram: manifestar preocupação com o cronograma de implantação do Pje; manutenção e ampliação da parceria OAB-BA,CAAB e ABAT; fazer uma campanha convocando os advogados para certificação digital, cadastramento e treinamento para uso do PJe; sugerir ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) flexibilização da audiência única na 1ª fase de implantação do PJe e mobilizar estruturas da OAB, CAAB e ABAT para o treinamento dos advogados.

Além do Presidente da Seccional, estiveram presentes na reunião o Vice-Presidente, Fabrício de Castro Oliveira; a Secretária-Geral, Ilana Kátia Vieira Campos; o Diretor-Tesoureiro, Jones Rodrigues de Araújo Júnior; o Presidente da ABAT, Eliel de Jesus Teixeira; o Presidente da CAAB, José Nelis; Carlos Tourinho (representante da OAB do Comitê Gestor para implantação do processo eletrônico da Justiça do Trabalho); os Conselheiros, Marcos Sampaio (Comissão de Informática) e o Ouvidor-Geral da OAB-BA, Adilson Afonso de Castro; a presidente e os membros da Comissão de Estágio e Exame de Ordem (CEEO), Cíntia Possídio; Luciano Bandeira Pontes e Marcela Correia; o Vice-Presidente da ABAT, Emerson Mangabeira e o Membro da ABRAT e Representante da ABAT no Comitê Gestor do PJe; Francisco Bertino de Carvalho. 

Discussão sobre implantação do PJe na Justiça do Trabalho - Fotos: Angelino de Jesus