Notícias

[OAB Bahia reúne advocacia feminina no lançamento do projeto OAB por Elas]

OAB Bahia reúne advocacia feminina no lançamento do projeto OAB por Elas

Iniciativa visa qualificar a advocacia baiana para um atendimento jurídico humanizado às mulheres em situação de violência e marca início das atividades do Agosto Lilás

Em evento realizado no Salvador Business, no Caminho das Árvores, nesta segunda-feira (04), a OAB Bahia lançou o projeto OAB por Elas: Formação em Ação. A iniciativa marca o início das atividades do Agosto Lilás e tem como objetivo qualificar a advocacia baiana para um atendimento jurídico humanizado às mulheres em situação de violência.

Promovido pela Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada, o projeto tem foco na interiorização da formação e será implementado em todas as subseções da OAB-BA. A proposta é fortalecer a rede de proteção por meio da capacitação da advocacia no atendimento a mulheres vítimas de violência, com perspectiva de gênero e compromisso com os direitos humanos.

Para a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a iniciativa amplia o alcance da atuação da Ordem no enfrentamento à violência contra a mulher. “Neste mês de Agosto Lilás, a OAB-BA inicia mais um projeto importantíssimo para levar capacitação e formação para a advocacia no interior, para atender as mulheres vítimas de violência. Essa luta tem que ser de todas nós”, pontuou.

A presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Fernanda Graziella, destacou a importância de um atendimento qualificado e com perspectiva de gênero. “Com o OAB Por Elas, a OAB Bahia busca qualificar o atendimento da advocacia para que todas as mulheres e meninas sejam respeitadas e protegidas de forma adequada, buscando ter todo o acompanhamento com perspectivas de gênero e a qualificação adequada”, explicou.

A presidenta da Comissão da Mulher Advogada, Thais Bandeira, reforçou o simbolismo do Agosto Lilás. “Estamos iniciando hoje todas as atividades de um mês muito importante, porque é um mês de conscientização para que a gente tente erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher”, disse.

Durante a cerimônia, também foram lançadas outras ações da seccional para o Agosto Lilás, com destaque para o projeto Caixas com Cartas para um Recomeço, iniciativa da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher que busca apoiar emocionalmente mulheres em situação de violência, oferecendo palavras de incentivo e solidariedade.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA