Palestra discute pilares da gestão de escritórios e o futuro das Sociedades de Advogados
Em uma palestra concorrida proferida nesta quarta-feira, 04, pela advogada e consultora especialista em Planejamento Estratégico, Composição Societária e Gestão de Pessoas na Advocacia, Lara Selem, e promovida pela Comissão de Sociedade de Advogados da OAB-BA e o Centro de Estudos das Sociedades dos Advogados (CESA), foram debatidos temas como mercado jurídico, os pilares da gestão de escritório e o futuro das sociedades de Advogados.
Abrindo o evento, que ocorreu no auditório da Seccional, o Secretário Geral Nei Viana comentou a importância do debate sobre a evolução das Sociedades de Advogados e o aprimoramento da gestão dos escritórios advocatícios. O Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB-BA, Ricardo Dantas, também fez questão de enfatizar a satisfação em promover o evento e ter a oportunidade de discutir com os advogados baianos noções inovadoras sobre planejamento estratégico e profissionalização dos escritórios de advocacia.
A advogada paranaense Lara Selem iniciou sua palestra com uma pergunta: como o sócio de uma Sociedade de Advogado pensa e enxerga o seu escritório a curto, médio e longo prazos? Para ela, esse é o primeiro passo para se conquistar uma gestão de qualidade, observando o próprio negócio diariamente e percebendo as oportunidades e ameaças internas e externas. "É preciso mudar o pensamento de todos os envolvidos nos escritórios para ir além da agenda da semana", recomenda.
Ela explicou que há três tipos de advocacia: a 1.0, que se resume a cada advogado trabalhando sozinho, o que era comum há 30 anos, a 2.0, que propõe o agrupamento de mais advogados objetivando o compartilhamento das despesas, porém cada profissional trabalhando separadamente, e finalmente a advocacia 3.0, que se baseia na solidificação das Sociedades de Advogados, onde todos os envolvidos trabalham juntos, unindo forças em torno de um objetivo comum. Nesse sentido, Lara Selem propõe aos advogados que possuem seus próprios escritórios que definam o seu modelo de negócio, dando alguns exemplos: advocacia de massa, padronizada, customizada, especializada e científica. Ela explicou que nenhum escritório é igual ao outro e que cada um possui suas características próprias.
A advogada também levantou a questão das diferentes visões de mundo dos advogados-sócios, em especial no que diz respeito a correr riscos. Ela aponta que há aqueles que têm uma visão de empreendedor (disposto a correr todos os riscos), outros possuem de empresário (alguns riscos), alguns de executivo (poucos riscos) e outros, ainda, visão de empregado (quase nenhum risco).
Para finalizar, Lara Salem apresentou os principais pilares de uma Sociedade de Advogados: pessoas, produção, cliente, resultados e execução, detalhando a importância de cada um desse pilares para o sucesso dos escritórios de advocacia.
Após a palestra, um debate foi promovido pelo advogado Pedro Barachisia Lisbôa, abrindo também para perguntas da plateia. Na oportunidade, o Presidente da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados, Marcelo Zarif, defendeu a importância de ampliar as discussões sobre uma nova regulamentação das Sociedades de Advogados, criticando a falta de compreensão às novas realidades.
Fizeram parte da mesa ainda o Secretário Geral Adjunto, André Godinho, o Conselheiro e Presidente do CESA-BA, Fabrício Oliveira, o Conselheiro João Dantas Neto, e o Presidente da Subseção de Camaçari, Ney Cassim.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |