Presidente do TRT5 se reúne com Diretoria da OAB-BA
A Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5º Região, Desembargadora Ana Lúcia Bezerra da Silva, e o Diretor-Geral do TRT5, Edivaldo Santana, estiveram na tarde desta terça-feira, 08, na sede da OAB-BA para um encontro com a Diretoria da Seccional. O Presidente Saul Quadros, o Vice-Presidente Antônio Menezes, o Diretor Tesoureiro Ary Moreira e o Conselheiro Seccional João Amaral receberam a Desembargadora e o Diretor Geral para debater algumas questões pertinentes às duas Instituições.
No encontro, a Presidente do TRT5 se comprometeu em buscar uma solução rápida para a situação das Varas do Trabalho em Alagoinhas. O Presidente Saul Quadros afirmou que vai verificar com o Presidente da Subseção de Alagoinhas, Paulo do Nascimento Pinto, a possibilidade para ceder, provisoriamente, a estrutura da sede da OAB local para a instalação de uma das Varas daquela cidade. A Desembargadora ainda reiterou o compromisso de empreender esforços, junto com a Seccional, para a criação e instalação de novas Varas do Trabalho nas cidades de Serrinha, Teixeira de Freitas, Jequié, Camaçari, Vitória da Conquista e Luis Eduardo Magalhães, bem como verificar a possibilidade de manter a Vara do Trabalho em Itamaraju. Ela também demonstrou interesse em levar às Varas do interior do Estado as chamadas Pautas Eletrônicas, implantadas no ano passado em Salvador.
Outro ponto suscitado pela Presidente do TRT foi a necessidade de se empreender uma campanha de conscientização dos servidores, juízes e advogados para a economia na utilização de papel, por ser uma questão de Responsabilidade Social e Ambiental, principalmente depois da implantação do sistema E-DOC.
Na oportunidade, o Presidente Saul Quadros mostrou o pré-projeto da nova sede da OAB-BA, explicando que pretende iniciar os trabalhos de construção ainda este ano. Por seu turno, a Desembargadora Ana Lúcia Bezerra também comentou sobre a nova sede do TRT5, cuja construção será custeada pela Caixa Econômica Federal, em convênio firmado entre as Entidades. Vários assuntos foram também tratados visando a otimização dos serviços do Poder Judiciário Trabalhista no Estado.
Ao final, a Presidente deu conta do sucesso obtido com a Vara Itinerante, iniciativa do TRT para tentar reduzir o acúmulo de processos em cidades do interior, tendo ainda informado que desde outubro já foram realizadas 385 audiências.
![]() | ![]() |