Notícias

Realizada mais uma fase do concurso para juiz substituto do TJBA

Cento e vinte candidatos realizaram o exame psicotécnico do Concurso para Juiz substituto do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Os testes, aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, foram aplicados na manhã deste domingo (24/03), no Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa, no Campus Universitário da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina.

Essa foi a segunda fase da terceira etapa do concurso, que além do exame psicotécnico já realizou sindicância da vida pregressa e investigação social, faltando apenas a realização do exame médico.

Durante quase quatro horas os candidatos fizeram quatro testes, aplicados por psicólogos, que avaliaram características de personalidade como agressividade, instabilidade emocional, liderança, inibição, comprometimento e responsabilidade. "Essa é uma fase mais tranquila, que reprova muito pouco. Os candidatos estão mais tranquilos", declarou Beatriz Santos Barbosa, supervisora do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília Universidade de Brasília (Cespe/UnB), responsável pela realização do concurso.

Mais de 8 mil candidatos se inscrevem para concorrer a 99 vagas. Na primeira etapa foi realizada prova objetiva (P1), no dia 19 de agosto de 2012, com 100 questões divididas em três blocos. O primeiro abordando assuntos de Direito Civil, Processual Civil, Consumidor e Infância e Juventude; o segundo com questões referentes à Direito Penal, Processual Penal, Constitucional e Eleitoral; no terceiro bloco os candidatos responderam 30 questões divididas entre Direito Empresarial, Tributário, Ambiental e Administrativo. Foram aprovados 330 candidatos nesta etapa.

Na segunda etapa, realizada nos dias 2, 3 e 4 de novembro de 2012, foram três provas dissertativas, incluindo a redação de uma sentença Cível e outra Criminal. A primeira prova dissertativa (P2) foi eliminatória e foram aprovados 247 candidatos. O resultado final da segunda prova escrita (P3), contendo a redação das sentenças, foi divulgado no dia 25 de fevereiro de março e 123 candidatos foram aprovados para a terceira etapa.

O resultado provisório do exame psicotécnico está previsto para a segunda quinzena de abril. "Um bom profissional vai além dos conhecimentos técnicos e essa fase se destaca porque vai medir o emocional, a personalidade do candidato que se propõe a exercer o cargo de juiz de Direito", avalia a desembargadora Maria da Purificação da Silva, presidente da Comissão Especial de Concurso para Juiz Substituto do TJBA.

Também acompanharam a realização dessa etapa o desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o assessor especial da Presidência para magistrados, juiz Cláudio Cesare e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-Ba), André Luís Guimarães Godinho; todos membros da Comissão.

Os exames de sanidade física e mental serão realizados no próximo dia 7 de abril, no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas).