Vocação e persistência são destaques em discursos de entregas de carteira na OAB-BA

Abrindo seu discurso, Ana Patrícia falou da alegria de poder conduzir as cerimônias. “Fico muito emocionada quando vejo cada um de vocês recebendo essa carteira, porque tenho exata noção da importância desse momento. Esta é uma vitória, portanto, que tem que ser comemorada com toda a família”, destacou.
Ainda no seu discurso, ao destacar a importância da vocação para o exercício da advocacia, a vice-presidente da Ordem falou que “ser bem- sucedido é ser feliz no exercício da profissão escolhida. Que a advocacia é uma carreira de muitos desafios, mas também de descobertas encantadoras. É fascinante exercer a advocacia com ética, paixão e determinação". Ainda em seu discurso, lembrou de Sobral Pinto e suas lições de cidadania, respeito e ética.
Com opinião semelhante, o orador Gustavo Amorim afirmou que a advocacia lhe despertou sentimentos nobres, como o de proteger os clientes e o de se apaixonar diariamente por novas causas, e afirmou que, no atual contexto de crise, cabe ao advogado analisar sua participação no Judiciário, buscando soluções com paciência e persistência. “Afinal de contas, nossa profissão é do tamanho dos nossos sonhos”, destacou.
O cenário de crise também foi lembrado pela oradora Cyntia Possídio, em discurso voltado à esperança. “Não é novidade para ninguém que vivemos, hoje, um momento crítico. Mas as crises são oportunidades disfarçadas. Com elas, novas demandas surgem. E, neste contexto, o advogado tem importância fundamental. Emprestando sua voz aos cidadãos, ele é um instrumento transformador da ordem social e materializador da justiça. Não podemos emudecer nem perder, jamais, nossa capacidade de indignação”, destacou.
O diretor-tesoureiro da CAAB, Maurício Leahy, destacou o papel desenvolvido pela CAAB - Caixa de Assistência dos Advogados e também falou da importância da advocacia. “Guardem esse dia no coração de vocês, porque ele registra o início de suas carreiras, e valorizem, sempre, o caminho, nunca o destino”, concluiu.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)