São Paulo recebe hoje o seu Anuário da Justiça
Com a nova publicação, chega a quatro o número de anuários lançados em 2010 pela ConJur. Semanas atrás foram apresentados o Anuário da Justiça Rio de Janeiro e o Anuário da Justiça Minas Gerais. Em abril, foi lançada a quarta edição do Anuário da Justiça nacional. No primeiro trimestre de 2011 será a vez do Anuário da Justiça do Rio Grande do Sul, e a quinta edição do Anuário da Justiça Brasil 2011. Os quatro tribunais estaduais focalizados nessas publicações — do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de São Paulo e do Rio Grande do Sul — abrigam 46% da população brasileira e respondem por 71% dos processos da Justiça estadual de todo o país.
De acordo com Maurício Cardoso, editor dos anuários da ConJur, pode-se ter uma referência das virtudes e defeitos do Judiciário brasileiro pelo que ocorre no estado de São Paulo, “cujo Tribunal de Justiça tem 25% dos desembargadores de todo o país e responde por metade de todos os recursos em tramitação nos tribunais estaduais”. Segundo Cardoso, “não se pode negar que o TJ-SP tem se esforçado para ganhar agilidade e buscado soluções na gestão administrativa.” O jornalista afirma que a corte, “neste ano, já julgou 15 mil recursos a mais do que em 2009, mas a porta de entrada de processos no Judiciário paulista continua mais larga do que a de saída”.
Cardoso aponta como um dos destaques do Anuário da Justiça Paulista a publicação das principais decisões tomadas nos últimos 12 meses pelo TJ-SP, selecionadas entre aquelas com maior grau de influência na doutrina, na jurisprudência e na vida de milhões de pessoas. “A leitura atenta desses julgamentos permite que cidadãos e profissionais do Direito conheçam a tendência de voto de cada julgador ou do órgão colegiado como um todo”, conclui.
Serviço:
Evento: Lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2010
Data e hora: 19h desta terça-feira (30/11)
Local: Teatro Edifício MMDC (antigo Teatro Hilton)
Endereço: Avenida Ipiranga, 165 - Centro - São Paulo, SP