Notícias

[Vice-presidente do CFOAB ressalta protagonismo da Bahia ao sediar 25ª Conferência Nacional da Advocacia]

Vice-presidente do CFOAB ressalta protagonismo da Bahia ao sediar 25ª Conferência Nacional da Advocacia

Felipe Sarmento também destacou liderança da presidenta Daniela Borges e avanços na representatividade feminina na Ordem

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento, destacou a importância de a OAB Bahia sediar a 25ª Conferência Nacional da Advocacia, maior congresso jurídico do mundo, que será realizado em novembro de 2026. A fala ocorreu durante a sessão do Conselho Pleno da OAB-BA, nesta sexta-feira (10), na sede da seccional, na Rua Portão da Piedade.

Felipe ressaltou que, após 20 anos, a Bahia voltará a receber o principal evento da advocacia brasileira. “A Conferência Nacional é o maior evento da gestão da OAB. E, neste momento, nada melhor que trazer a Bahia de volta, pela sua energia e festividade”, afirmou.

O vice-presidente também reconheceu a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, como uma das principais lideranças femininas da advocacia nacional e ressaltou os avanços da representatividade feminina na Ordem. 

“No meu primeiro mandato, entre os 81 conselheiros federais e mais os suplentes, eram apenas 10 mulheres. Depois, na gestão de Marcus Vinicius, instituímos a cota de 30%, que culminou na paridade de 50%. Posso afirmar, sem dúvida, que a liderança que Daniela exerce é exatamente o que buscávamos. Se ela não for a maior, é certamente uma das maiores lideranças femininas deste país”, declarou.

Em resposta, Daniela agradeceu as palavras do colega e destacou a parceria dele com a advocacia baiana. “Felipe, que nasceu na Bahia, tem sido um parceiro não apenas por reencontrar sua casa, mas pelas lutas cotidianas em prol da advocacia. A gente sabe o quanto ele e toda a diretoria da OAB Nacional têm se empenhado para que a gente tenha conquistas importantes”, afirmou.

Daniela acrescentou que a amizade e a colaboração institucional fortalecem a advocacia. “Você, Felipe, com sua capacidade de agregar e realizar, nos inspira. Estamos muito felizes em te receber e em caminhar juntos”, enfatizou.

Ainda na sessão, a conselheira Maíra Vida, acompanhada da presidenta da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Camila Carneiro, e de outras mulheres e ativistas, convidou o Conselho Pleno para a Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá no dia 25 de novembro, em Brasília. “Trata-se da maior agenda político-jurídica dos últimos dez anos”, afirmou Maíra, reforçando o pedido para que a OAB firme compromissos ético, político e institucional com o evento. A expectativa é que a marcha reúna cerca de 400 mil mulheres de todo o país.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)