“A Bahia é o espírito do Brasil”, afirma presidente da OAB Nacional ao receber Comenda 2 de Julho
Honraria da ALBA foi concedida a Beto Simonetti nesta sexta (31), com a presença de dirigentes da Ordem, conselheiros e autoridades dos três poderes
A solenidade de entrega da Comenda 2 de Julho ao presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti (Beto Simonetti), reuniu emoção, homenagens e forte presença institucional. O plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ficou lotado na manhã desta sexta-feira (31/10), com a presença de dirigentes da OAB Bahia, conselheiros federais e seccionais, representantes das subseções e autoridades dos três poderes.
Maior honraria concedida pelo Parlamento baiano, a Comenda 2 de Julho é destinada a personalidades que prestam relevantes serviços à Bahia. Proposta pelo deputado Tiago Correia, a homenagem reconhece a trajetória de Simonetti à frente da Ordem, marcada pela defesa intransigente da advocacia e do Estado Democrático de Direito.
Em discurso emocionado, o presidente nacional dedicou a comenda à classe que representa. “Divido essa honraria com toda a advocacia do Brasil. Recebo em nome de mais de um milhão e 400 mil advogados e advogadas, porque essa comenda tem o tamanho da advocacia brasileira, pela marca que é e pelo que representa ao país”, declarou.
Ao falar sobre a Bahia, Simonetti ressaltou a dimensão simbólica e histórica do estado. “Esta é a terra de Luiz Gama e Ruy Barbosa, que ensinaram que justiça é compromisso com dignidade. Terra de Maria Quitéria, Maria Felipa, João das Botas e de anônimos que fizeram da fé a vida. Também é a terra de Jorge Amado, que um dia escreveu que o baiano era um estado de espírito. E hoje entendo que esse estado é o da liberdade em movimento. A Bahia é o espírito do Brasil. Ela mostra a coragem de recomeçar quando o caminho é duro”, disse.
O presidente também destacou o legado da presidenta da OAB-BA, Daniela Borges para a advocacia. “Primeira mulher a ocupar o cargo, Daniela não apenas abriu caminhos, mas redesenhou o sentido da liderança, mostrando que a autoridade verdadeira nasce de quem é capaz de mover pessoas. Cada vez que chega a Brasília, ela leva consigo a Bahia”, afirmou.
Aplaudida de pé pelo plenário, Daniela Borges destacou a importância da honraria e o simbolismo do momento. "Mais alta honraria da ALBA, a Comenda 2 de Julho é símbolo da luta do povo baiano. É uma homenagem mais que merecida, porque nosso presidente Beto Simonetti faz isso pela advocacia, trabalhando arduamente e defendendo a valorização da nossa profissão nos quatro cantos desse país", ressaltou.
O vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião, disse que a comenda é um reconhecimento justo e necessário ao incansável trabalho do presidente Beto Simonetti em todo o Brasil. "Sua gestão tem um compromisso firme com a interiorização da OAB e com a união da advocacia, do interior à capital. A escolha de Salvador para sediar a Conferência Nacional mostra o valor que ele confere à nossa Bahia, que é o espírito do Brasil", disse.
Ao destacar a trajetória do colega, a secretária-geral da OAB-BA, Cléia Costa, disse que as homenagens da OAB são feitas em nome de uma coletividade que entende a importância do que é feito em benefício do país. “O Estado Democrático de Direito e as garantias das defesas dependem de nós. E Simonetti é uma referência que dedica sua vida para cuidar do que é principal no estado”, completou.
Para o secretário-geral ajunto da OAB-BA, Raphael Pitombo, a homenagem representa o reconhecimento por todo o trabalho que Simonetti vem fazendo pela advocacia e sociedade brasileiras, em especial pela Bahia.
O diretor tesoureiro Daniel Moraes disse que Simonetti tem feito um trabalho de fortalecimento, defesa e valorização da advocacia por toda a Bahia. “Ele é um grande parceiro da presidente Daniela Borges na advocacia baiana. Hoje, portanto, é dia de celebrar e de parabenizar nosso colega Beto", reforçou.
Respeito à advocacia
A solenidade também contou com o reconhecimento de parlamentares sobre a trajetória de Simonetti. A presidenta da ALBA, deputada Ivana Bastos, primeira mulher a assumir o cargo depois de 190 anos, disse que a comenda representa o respeito da entidade à OAB Nacional. "Beto Simonetti tem um diálogo muito grande com os advogados, interiorizando também a OAB. E tem uma coisa muito positiva, porque a OAB não tem partido político. Ela representa o povo brasileiro".
Autor da proposta, o deputado Tiago Correia destacou que Simonetti tem trabalhado por todo o Brasil, defendendo a advocacia e proporcionando a toda a população o direito ao acesso à justiça. "Então, nada mais normal do que reconhecer isso, entendendo que existe uma conexão com a Bahia”, destacou.
Além dos parlamentares e da presidenta Daniela Borges, participaram da mesa alta da solenidade o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; o desembargador Pedro Augusto Guerra, representando a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Jéferson Muricy; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Abelardo da Matta; e a procuradora-geral de justiça adjunta da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti.
Também estiveram presentes o desembargador do TJBA e diretor-geral da UNICORP, Jatahy Júnior; a secretária-geral do CFOAB, Rose Moraes; o conselheiro do CNJ e desembargador do TJBA, José Edivaldo Rotondano; o conselheiro Nelson Pellegrino, representando o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia; e o defensor público João Carlos Gavazza, representando a Defensoria Pública Geral da Bahia.
Beto Simonetti
Natural de Manaus (AM), Simonetti é filho de Maria do Carmo Simonetti e Alberto Simonetti Cabral Filho. É advogado desde 2001 e foi eleito quatro vezes pela advocacia amazonense para presidir a seccional da OAB-AM. Entre as funções que exerceu no Sistema OAB, estão a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia, ouvidor-geral da OAB Nacional e Coordenador-Geral das Comissões e Procuradorias do Conselho Federal da OAB.
Instituída em 1999, a Comenda 2 de Julho simboliza o espírito de liberdade que marca a história baiana. Já receberam a honraria personalidades, como o então presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Barroso, o professor e jurista Edvaldo Brito e o escritor Jorge Amado.