Notícias

[Direito ao Ponto: Daniel Moraes, diretor-tesoureiro da OAB-BA, fala sobre os reflexos das ações da Ordem na sociedade]

Direito ao Ponto: Daniel Moraes, diretor-tesoureiro da OAB-BA, fala sobre os reflexos das ações da Ordem na sociedade

"Devolver à advocacia baiana toda a confiança depositada", afirma Daniel Moraes sobre os investimentos e ações da OAB-BA

O diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Bahia (OAB-BA), Daniel Moraes, foi entrevistado nesta quinta-feira (30/10), no podcast Direito ao Ponto. Na ocasião, abordou a ampla atuação da Ordem na defesa da advocacia e da sociedade, com ênfase na missão institucional, na interiorização dos serviços e no investimento em estruturas coesas para a classe advocatícia.

Assista à entrevista completa no Spotify ou no YouTube

Qualificações promovidas pela Escola Superior da Advocacia (ESA), entrega de sedes e salas da advocacia em diversas subseções, e o trabalho do Tribunal de Ética e Disciplina foram alguns dos tópicos detalhados por Daniel Moraes. O tesoureiro da OAB-BA também destacou o combate à violação de direitos, como a tentativa de criminalização da advocacia de massa e as demandas contra violadores de prerrogativas e ações que promovem os direitos da sociedade.

Na entrevista, Daniel Moraes fez questão de afirmar que é nascido e criado em Teixeira de Freitas e contou um pouco de sua trajetória. Formou-se em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Com 19 anos de advocacia e 18 anos de docência no interior, ele ressaltou a importância da OAB Bahia como um porto seguro para os jovens advogados, destacando que os investimentos feitos na Ordem retornam em crescimento profissional.

"Sempre digo em sala de aula que, para a advocacia, não existe salvação fora da OAB. A Ordem é, na verdade, esse porto seguro que protege e congrega a defesa da profissão. Nós somos, e é importante ressaltar, o escudo da advocacia e também da sociedade. E, muitas vezes, precisamos ser também a lança, para enfrentar os desafios necessários à defesa das prerrogativas da advocacia", afirmou o entrevistado.

Ao apresentar os resultados marcantes dos investimentos, como o esforço contínuo na construção, reforma e entrega de sedes e salas da advocacia em 37 subseções e comarcas da Bahia; o investimento maciço na ESA, que realizou mais de 200 cursos em 2025; e o lançamento da primeira escola antirracista do Brasil pela OAB-BA, indicando um compromisso com a mudança cultural e estrutural, Daniel Moraes afirma que a gestão reflete o empenho em "devolver à advocacia baiana toda a confiança depositada".

Como tesoureiro, ele é responsável por administrar a tesouraria da seccional, controlar e pagar todas as despesas autorizadas e elaborar a proposta de orçamento anual, entre outras funções. Ele ressalta que as contas de 2024 foram totalmente transparentes, resultado que se refletiu na aprovação com louvor e na destinação da anuidade em benefícios concretos para a advocacia.Veja a entrevista com o vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião, que detalha esse feito validado pelo Conselho Federal.

Deixando evidente a forte ligação com os municípios do interior, o entrevistado encerrou a conversa ressaltando o compromisso histórico da OAB-BA. Como ex-presidente da subseção de Teixeira de Freitas, afirma conhecer algumas dificuldades da advocacia, citando a experiência de comarcas que ficaram até quatro anos sem juiz, o que "travava a economia e a vida das pessoas", declarou.

Além disso, Daniel Moraes fez questão de creditar o legado de força e interiorização aos ex-presidentes Luiz Viana e Fabrício Castro –este último elogiado pela "sensibilidade e equilíbrio" durante a pandemia. Sua presença na diretoria, junto aos 37 presidentes de subseções, sendo 20 mulheres, garante que esse olhar para as necessidades do interior continue sendo prioridade da OAB-BA.

O podcast “Direito ao Ponto”, resultado de uma parceria entre a OAB-BA e a Rádio Alba Bahia, emissora mantida pela Fundação Paulo Jackson, é transmitido todas às terças e quintas-feiras, às 9h, no YouTube. Este e outros episódios estão disponíveis no canal da Rádio Alba Bahia no YouTube e também no Spotify da OAB-BA.