Notícias

[ESA-BA realiza 352 cursos com mais de 59 mil inscritos em 2025]

ESA-BA realiza 352 cursos com mais de 59 mil inscritos em 2025

Números fazem parte de relatório apresentado pela presidenta da entidade, Sarah Barros

A Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes da OAB da Bahia (ESA-BA) apresentou, durante o Colégio de Presidentes de Subseção desta sexta-feira (21), o relatório de atividades de 2025. O documento revela um panorama positivo da atuação da Escola, que consolidou seu papel estratégico na formação jurídica contínua, acessível e de qualidade para toda a advocacia baiana.

“A diretoria da ESA-BA tem mostrado um trabalho incansável em favor da advocacia. Parabéns a todos que fazem isso acontecer. Nossa escola tem papel de importância e impacto direto na classe. A capacitação valoriza todos os colegas. Tenho certeza que, no próximo colégio, teremos ainda mais realizações", disse a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.

De acordo com o documento, a ESA-BA promoveu 352 cursos e eventos neste ano, alcançando 59.534 inscrições em suas atividades. As atividades contemplaram 127 eventos presenciais na capital, 46 no formato híbrido, 54 online e 125 presenciais no interior do estado, garantindo a presença da Escola em todas as 37 subseções da OAB-BA. 

Entre as iniciativas realizadas, estão projetos de destaque como a Mentoria de Escritórios, o Cine ESA, o programa de Inclusão Digital para a Advocacia Idosa e o Chá-Prev: Primeiros Passos no Direito Previdenciário. Cada uma dessas ações reflete o compromisso da Escola com uma formação jurídica plural, inclusiva e voltada às demandas reais da advocacia.

A diretora-geral da ESA-BA, Sarah Barros, agradeceu a confiança da diretoria e destacou o apoio da gestão no desenvolvimento das atividades da Escola. "Se o trabalho da ESA-BA vai tão longe, é porque nós temos aqui uma grande diretoria, que apoia, que ajuda e que trabalha junto conosco. Esse trabalho e essa unidade refletem-se, também, no trabalha das subseções. Tenho orgulho em falar que faço parte de uma gestão que tem comprometimento absoluto com a advocacia", disse. 

O relatório também antecipa novos projetos que serão lançados ainda em 2025, entre eles o Mastermind em Inteligência Artificial, para promover debates estratégicos sobre inovação e o futuro da profissão; o ESA PRO+, uma aceleradora jurídica inédita na Bahia para quem quer abrir ou expandir o próprio escritório; e a Sala Secreta da ESA, ambiente seguro e colaborativo de troca de estratégias. Outras iniciativas incluem a estruturação do setor comercial da Escola e a criação do Número da Coordenação da ESA, voltado à ampliação da comunicação com a advocacia.

Crédito: Angelino de Jesus/ OAB-BA