OAB Bahia cria Procuradoria Jurídica Adjunta do Interior
À frente do órgão, foi nomeada a advogada Marilda Sampaio
A OAB Bahia agora conta com a Procuradoria Jurídica Adjunta do Interior, iniciativa que reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da prestação jurisdicional nas comarcas baianas. O anúncio da criação da nova procuradoria adjunta foi feito durante o IV Colégio de Presidentes realizado nesta quinta-feira (20), no Novotel, no Rio Vermelho. À frente do órgão, foi nomeada a coordenadora adjunta das Comissões da Seccional, Marilda Sampaio. Marilda é ex-presidente da OAB Subseção Jacobina, ex-secretária-geral da OAB Bahia, ex-conselheira federal da OAB e foi a primeira mulher do interior do estado a receber a maior honraria da OAB-BA, a Medalha Ruy Barbosa.
A nova Procuradoria do Interior passa a integrar a Procuradoria Jurídica da OAB-BA, que tem como procurador-geral o advogado Rafael Mattos, com funcionamento na sede da Seccional, na Rua Portão da Piedade. A criação do órgão atende ao crescimento expressivo das demandas encaminhadas pelas subseções do interior e à necessidade de dar respostas mais ágeis e eficientes à advocacia.
Para a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a iniciativa representa um passo importante no fortalecimento da relação com o interior. “As comarcas têm demandas intensas e é nosso compromisso aprimorar continuamente o atendimento à advocacia. Esse novo órgão nasce para garantir esse olhar especial, organizando fluxos, otimizando recursos e fortalecendo nossa integração institucional. E não poderíamos ter um nome mais preparado e comprometido do que o de Marilda Sampaio, cuja atuação junto à advocacia do interior sempre foi incansável e extremamente qualificada”, destacou.
Agradecendo a confiança da diretoria da OAB-BA, Marilda Sampaio falou sobre a responsabilidade de assumir o cargo e colocou-se à disposição dos colegas. "Podem contar comigo. Meu telefone ficará à disposição de todos. Ouvir é sempre muito importante. Estamos juntos nessa demanda", ressaltou.
Marilda foi presidente da OAB Jacobina por dois mandatos 2013/2015 e 2016/2018, foi secretária-geral da OAB Bahia no triênio 2019/2021, conselheira federal da OAB entre 2022 e 2024 e foi a primeira advogada do interior do estado a receber, ainda em 2018, a Medalha Ruy Barbosa, maior honraria da seccional, criada em homenagem ao patrono da advocacia brasileira e concedida a advogadas e advogados que se destacaram pela sua contribuição ao direito, à advocacia e à Justiça.
Além da Procuradoria Adjunta do Interior, a OAB-BA também conta com as Procuradorias Adjuntas de Direito Municipal, liderada por Fabrício Bastos; de Raça e Gênero, por Lilian Azevedo; de Honorários, por Alice Cintra; de Direito Previdenciário, por Martone Maciel; e de Fiscalização, por Joeline Souza.