Advogado criminalista é assassinado dentro de seu escritório em PE
Recife (PE), 04/03/2009 - O advogado criminalista e vice-presidente do diretório municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Arcoverde (PE), Luiz Antônio Esteves de Brito, conhecido como Nenca, foi assassinado a tiros em seu escritório no fim da tarde desta terça-feira. Segundo a Polícia Civil, um homem chegou ao local passando-se por cliente e efetuou vários disparos contra o advogado no momento em que ele deixava seu gabinete. O assassino fugiu com a ajuda de um comparsa, que o aguardava do lado de fora.
Em pouco mais de um mês, este é o terceiro advogado pernambucano morto em circunstâncias semelhantes. Em 24 de janeiro, homens armados executaram o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Manoel Mattos, 40, na praia de Acaú, na Paraíba. Cinco dias depois, Antônio Augusto de Barros, 54, morreu após ser atingido por quatro tiros de pistola em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte.
A notícia do homicídio provocou comoção na cidade e a rápida intervenção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do próprio partido da vítima. No início da noite, o presidente estadual do PSB, Milton Coelho, esteve reunido com o governador Eduardo Campos, com o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, e com os representantes da OAB, Eduardo Pugliesi e Taciano Domingues, para cobrar agilidade na apuração do caso.
Em nota, a SDS informou que as investigações já estão bem adiantadas, pois as providências foram tomadas imediatamente após o homicídio. Até o fim da noite de ontem, entretanto, a polícia ainda não tinha pistas sobre o paradeiro dos assassinos e nem sobre a motivação do crime. (Jornal do Commercio-PE)