Notícias

Advogados poderão fazer sustentação por videoconferência no Pará e Amapá

Belém (PA), 07/08/2009 - O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região - com sede em Belém e jurisdição sobre o Pará e Amapá - fará na próxima segunda-feira (10) a primeira transmissão por videoconferência entre a sala de sessões da 1ª Turma, em Belém, e o Fórum Trabalhista de Macapá. O mecanismo inaugura um novo momento da Justiça Trabalhista, possibilitando aos advogados fazerem sustentações orais por meio da videoconferência, diretamente das cidades em que os processos foram originados.

Na segunda-feira, os advogados atuantes em 20 processos de Macapá terão a possibilidade fazer sustentação oral em seus processos a partir do Fórum Trabalhista de Macapá, o que dispensará a necessidade da presença física na sede do TRT.

A proposta de videoconferência para a sustentação oral à distância nasceu na comissão de Informática do TRT da 8ª Região na busca de resolver um grande problema na Amazônia: as longas distâncias territoriais e as dificuldades de transporte. A expectativa é que, a partir da primeira transmissão, os advogados atuantes nos Fóruns Trabalhistas de Macapá, Santarém, Marabá e Parauapebas poderão realizar sua defesa oral diretamente desses municípios.