Brasil.jus chega a Alagoas e mostra ações da Justiça de Primeira Instância
"Brasil.jus" chega a Alagoas e mostra ações da Justiça de Primeira Instância. Penedo (AL) é onde a equipe faz a primeira parada - uma cidade banhada pelo Rio São Francisco. O município de muitos folclores, lendas e “causos” guarda também fatos marcantes da história brasileira. E quem está ajudando a preservar esta memória é a Justiça de 1ª Instância.
O juiz de lá fez um trabalho de resgate dos documentos históricos, alguns deles de séculos passados. Entre as curiosidades, o juiz Claudemiro Adelino encontrou sentenças da Justiça de muito tempo atrás. "Percebi o volume de processos que tínhamos aqui e não estava separado adequadamente (...) tinha material que contava parte da história de Alagoas, até do Brasil, por exemplo, uma farta documentação sobre escravatura do Brasil Império, coisas de natureza histórica que precisavam ser resgatadas", comenta o juiz.
De Penedo direto para Maragogi - cidade do litoral alagoano onde vivem cerca de 25 mil habitantes e fica a 128 quilômetros da capital, Maceió. Lá vamos ver que uma ação da Justiça de 1ª Instância está garantindo a segurança de quem frequenta as belas praias do lugar.
O juiz André Gêda estabeleceu um limite para o acesso dos bugres. Transitar pelas áreas com maior concentração de turistas em Maragogi e também em Japaratinga está proibido. A decisão foi tomada com base nas reivindicações da comunidade. O limite foi um pedido dos moradores que haviam perdido o sossêgo e já não aguentavam mais conviver com acidentes. "Foi preservado também o interesse das pessoas que trabalham com os bugres (...) e, com esse tipo de atitude, o direito de cada um é respeitado", afirma o juiz. As novas regras acabaram por beneficiar toda a cadeia de turismo de Maragogi.
Essas e outras curiosidades você vê no "Brasil.Jus". A Justiça sob diferentes olhares. Toda segunda-feira, às 20h30, com horários alternativos na quinta, às 13h30, sexta, às 22h30, e domingo, à meia-noite, sempre pela TV Justiça.