Notícias

Brasil.jus chega ao Rio Grande do Sul e mostra ações da Justiça de primeira instância

A primeira parada é em Caxias do Sul, cidade produtora de vinho onde são colhidas um milhão de toneladas de uva por ano. No lugar, a temperatura é baixa até no verão. Lá, vamos conhecer o programa "Justiça Terapêutica", um tratamento alternativo para usuários de drogas infratores.

Com a ajuda de parceiros, a Justiça local está contribuindo para a recuperação de dependentes químicos e alcoólicos que cometeram algum tipo de delito na cidade. "Nós encaminhamos o condenado para o centro interdisciplinar do fórum, onde assistentes sociais e psicólogas do nosso quadro fazem a análise da melhor instituição para o tratamento", comenta a juíza da Vara Criminal de Caxias do Sul, Luciana Fedrizzi.

De lá a equipe segue para Guaíba. A cidade que fica a 30 quilômetros da capital, Porto Alegre, foi o lugar onde os líderes da Guerra dos Farroupilhas planejaram o maior conflito do Estado no século 19. Mas, atualmente, quem está fazendo uma verdadeira revolução em Guaíba é a Justiça local.

Na cidade, a Vara da Infância criou um programa de capacitação voltado para educadores, psicólogos e assistentes sociais. A idéia é fazer com que eles sejam capazes de identificar indícios de abuso sexual contra crianças e adolescentes. "Nós tivemos esta idéia porque muitos casos não chegam ao Judiciário e, às vezes, quando chegam já se passaram vários anos", diz a juíza Tatiana Scalabrin.

Essas e outras curiosidades no Brasil.jus: a Justiça sob diferentes olhares. Toda segunda-feira, às 20h30, com reapresentações na quinta, às 13h30, sexta, às 12h30 e 22h30, e domingo, à meia-noite.