Britto destaca importância da presença da mulher na vida pública do país
Brasília, 08/03/2009 - Ao saudar hoje (08) o Dia Internacional da Mulher o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmou que a data comemorativa evoca uma das conquistas mais importantes da civilização contemporânea, a superação da desigualdade de gêneros. Segundo Britto, a presença da mulher na vida pública, no âmbito dos três Poderes, embora ainda desproporcional a seu peso estatístico na sociedade, representa "uma oxigenação das instituições, enriquecendo-as com a visão feminina, freqüentemente mais sensível e humanista que a masculina".
Segue a nota do presidente nacional da OAB, Cezar Britto:
"O Dia Internacional da Mulher evoca uma das conquistas mais importantes da civilização contemporânea: a superação da desigualdade de gêneros. A igualdade de direitos entre homem e mulher é, porém, obra ainda incompleta, que necessita constante vigilância para que não sofra retrocessos.
Daí a importância da celebração desse dia, oportunidade para avaliar avanços e desafios - e, sobretudo, para que a sociedade, em seu conjunto, possa constatar a essência moral e progressista dessa conquista.
A presença da mulher na vida pública, no âmbito dos três Poderes, embora ainda desproporcional a seu peso estatístico na sociedade, representa uma oxigenação das instituições, enriquecendo-as com a visão feminina, freqüentemente mais sensível e humanista que a masculina. A igualdade de direitos e de oportunidades favorece a ambos e está em sintonia com os mais elementares princípios da justiça, do bom senso e da fraternidade.
Neste dia tão importante, a OAB saúda as mulheres e registra, com alegria, a expressiva presença feminina em seus quadros e no universo dos operadores do Direito, reconhecendo a importância desse fenômeno sociológico, que em muito contribui para a melhoria da qualidade da Justiça entre nós".