Comarca de Jequié ganhará duas novas varas
Miguel Avelino e André Godinho
.Foto: Angelino de JesusAté o mês de julho, serão instaladas duas novas varas – execuções penais e de família – na Comarca de Jequié. A informação é do presidente da Subseção da OAB, no município, Miguel Avelino que, acompanhado do presidente da Comissão de Apoio às Sociedades de Advogados, André Godinho, participou de reunião, em Salvador, na tarde de hoje (14) com a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), desembargadora Sílvia Zarif.
De acordo com Avelino que pleiteou a criação de cinco novas varas – duas cíveis e três criminais – na reunião com Zarif, a criação das duas varas que foi assegurada pelo TJ-BA, representa um pequeno avanço na tramitação de processos que, há muito estão retidos nas varas cíveis e criminais da Comarca. "A conquista é fruto de uma longa batalha com mobilizações e lutas que vêm sido travadas pela Subseção da OAB-Jequié, em busca de melhorias para a administração da Justiça na região", reconheceu.
Entretanto, ele destacou que para resolver o problema da morosidade da Justiça na região, seria preciso criar 17 novas varas para atender a demanda gerada por uma população de cerca de 200 mil pessoas, servidas por 140 advogados.