Comemorações dos 400 anos do TJBA prosseguem até dezembro
As comemorações dos 400 anos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e do IV centenário da consolidação do Judiciário no Brasil e na América Latina prosseguem até dezembro, em uma programação variada formada por exposições, lançamentos literários e seminários, organizados por uma comissão criada especialmente para marcar a data, que conta com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ainda neste mês, está em curso exposição itinerante do IV centenário que seguirá, posteriormente, para Brasília e outras dez capitais brasileiras, sendo depois apresentada no Superior Tribunal de Justiça de Portugal. No período entre abril e maio, a programação também prevê a realização de um seminário de assuntos jurídicos e o lançamento do jornal do IV centenário.
Já no período entre agosto, setembro e outubro, o TJBA destacará a data com uma exposição de artes plásticas, o lançamento do quarto volume do livro “Memória da Justiça Brasileira” e novo seminário sobre assuntos jurídicos.
Em novembro será a vez da realização do concurso literário para autores brasileiros e portugueses. E em dezembro, estão previstos outros dois eventos: a inauguração do monumento ao IV centenário e o lançamento de revista sobre a passagem dos 400 anos.
Integração - A primeira parte desta comemoração cultural foi realizada numa solenidade marcada pela integração social e pelo realce aos direitos humanos, durante show conjunto realizado pelo músico Carlinhos Brown, a orquestra infantil Neojibá e o conjunto Vozes Reveladas.
O show, realizado no Teatro Castro Alves, em Salvador,na última sexta-feira (06/03), além de se destacar pela comemoração do aniversário do TJBA, chamou a atenção por uma série de referências feitas pelos artistas sobre as iniciativas de liberdade do povo brasileiro ao longo destes 400 anos.
HC/ SR