Coordenação dos Juizados reúne servidores
Hoje, durante todo do dia, a coordenação dos Juizados Especiais realiza reunião, na Sala do Convívio do Tribunal, no Centro Administrativo, com intuito de mobilizar os servidores no sentido de finalizar, já em dezembro deste ano, 129 mil processos do acervo real dos Juizados Especiais da Capital, incluindo os feitos ingressados até 2005. Será a primeira reunião de trabalho das secretarias dos Juizados da Capital, informou a coordenadora, juíza Mariana Teixeira.
Disse a juíza Mariana Teixeira que o primeiro passo para a redução de 50% da base real é trabalhar pontualmente nos 58 mil processos que deram entrada até 2009, que foram identificados como passíveis de arquivamento definitivo e têm condição de ser finalizados no âmbito das próprias secretarias, sem necessidade de intervenção dos juízes. Dessa forma, continua a juíza Mariana Teixeira, os magistrados poderão priorizar os outros 71 mil mais antigos, que entraram até 2005.
Ela adiantou que o acervo real de processos em curso nos Juizados Especiais da capital é de 254 mil e não 400 mil, como constou de relatório do Saipro, enviado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em fevereiro último. Ao divulgar esta informação, a coordenadora dos Juizados Especiais explicou que a diferença de números deve-se ao fato de dezenas de milhares de processos efetivamente arquivados não terem sido identificados por falha no sistema.