Detentos do MA são instruídos em mecânica e manutenção de carros
Uma turma de 30 detentos da Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís (MA), iniciou na semana passada os cursos de Mecânica de Motocicletas e Manutenção de Automóveis. A formação é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CCJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os detentos serão qualificados para que possam ser inseridos no mercado de trabalho após o final da pena. Os cursos fazem parte do projeto "Começar de Novo", do CNJ, que visa a reintegração social dos presos. O encerramento das aulas está previsto para 30 de agosto.
Um dos alunos no curso de Mecânica de Automóvel é o detento José Vicente Silva, de 30 anos, que já cumpriu seis dos 24 anos a que foi condenado. Ele disse que está bastante satisfeito com a possibilidade de conquistar uma profissão. "Muita gente diz que preso só aprende o que não presta. Esse curso pode ser a minha salvação para quando sair daqui, porque meu objetivo é formar uma família, trabalhar e ser alguém na vida. Estou muito esperançoso e esse curso é muito importante na minha vida", disse o detento.
Segundo o professor José Germano Soeiro, instrutor do Senai, ao final do curso, os alunos já estarão preparados para o trabalho de manutenção básica de motos e automóveis. Já o juiz titular da 2ª Vara Criminal da cidade de Bacabal (MA) Roberto de Paula Veloso destacou a importância da iniciativa, já que a maioria da comunidade carcerária não tem nenhum tipo de profissionalização. "Isso é importante, na medida em que prepara o detento para o mercado de trabalho, para quando ele for colocado em liberdade", acrescentou.
De acordo com a coordenadora de Assistência aos Encarcerados (CAE), da Corregedoria Geral do Maranhão, Marilene Aranha, o objetivo do projeto é promover a ressocialização de apenados e egressos do sistema penitenciário, além de estimular órgãos públicos e a iniciativa privada a dar oportunidade de emprego e renda aos capacitados pelo curso.
Eletricista - Uma segunda etapa de cursos terá início no próximo dia 19, quando mais 30 detentos, dos quais 15 da Casa dos Albergados e 15 da Penitenciária de Pedrinhas, serão qualificados. No dia 1º de setembro, uma turma de 15 presos da Penitenciária de Pedrinhas inicia o curso de Eletricista Predial. Na primeira edição do "Começar de Novo" no Maranhão, 20 detentas do Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas do Maranhão (Crisma) participaram do curso de corte e costura ministrado durante todo o mês de fevereiro. Para a coordenadora da CAE, Marilene Aranha, "a iniciativa de promover cursos para os presos dentro das unidades prisionais visa proporcionar um sistema carcerário mais humanizado no país".
Uma segunda etapa de cursos terá início no próximo dia 19, quando mais 30 detentos, dos quais 15 da Casa dos Albergados e 15 da Penitenciária de Pedrinhas, serão qualificados. No dia 1º de setembro, uma turma de 15 presos da Penitenciária de Pedrinhas inicia o curso de Eletricista Predial. Na primeira edição do "Começar de Novo" no Maranhão, 20 detentas do Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas do Maranhão (Crisma) participaram do curso de corte e costura ministrado durante todo o mês de fevereiro. Para a coordenadora da CAE, Marilene Aranha, "a iniciativa de promover cursos para os presos dentro das unidades prisionais visa proporcionar um sistema carcerário mais humanizado no país".