Notícias

Editorial: Vazamento de gravações

Fortaleza, 31/07/2009 - O editorial "Vazamento de gravações" foi publicado na edição de hoje (31) do jornal O Estado, do Ceará:

"A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por meio de seu Conselho Federal, quer explicações do ministro da Justiça, Tarso Genro, sobre as declarações em relação ao vazamento de gravações interceptadas pela Polícia Federal envolvendo a família do presidente do Senado, José Sarney. Na ação que ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal), assinada pelo presidente nacional da Ordem, Cézar Britto, e o secretário-geral adjunto da entidade, Alberto Zacharias Toron, as declarações são consideradas "inaceitáveis" e o ministro "enxovalha a honra dos advogados de forma genérica".

A OAB defende que Tarso Genro apresente os nomes dos profissionais da advocacia que, pelas suas declarações, foram responsáveis pela divulgação das conversas. Por sua vez, Genro disse que o vazamento "pode ser feito por advogados para desviar o foco ou para comprovar a inocência de seu cliente". Por ser considerada uma declaração incriminatória, a OAB não abre mão das devidas explicações do ministro da Justiça.

Acusações precisam de fundamentos para serem aceitas e nesse ponto a OAB tem todo o direito de reclamar. Olho vivo!"