![Em reunião com OAB-BA, Delegacia do Consumidor da Polícia Civil anuncia abertura de inquérito contra golpe do falso advogado [Em reunião com OAB-BA, Delegacia do Consumidor da Polícia Civil anuncia abertura de inquérito contra golpe do falso advogado]](http://oab-ba.org/fotos/oab_noticias/28169/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=9adc9575c67b1f4)
Em reunião com OAB-BA, Delegacia do Consumidor da Polícia Civil anuncia abertura de inquérito contra golpe do falso advogado
Anúncio ocorreu nesta quinta (10) e contou com a presença de representantes da Comissão de Proteção ao Direito do Consumidor da seccional
O delegado titular da Delegacia do Consumidor da Polícia Civil da Bahia, Thiago Costa, anunciou que abrirá um inquérito policial para apurar os casos ligados ao golpe do falso advogado. O anúncio ocorreu nesta quinta (10), durante uma reunião entre o delegado e representantes da Comissão de Proteção ao Direito do Consumidor da OAB Bahia. Segundo Thiago, a abertura ocorrerá após a representação oficial da seccional contra a prática, que já fez inúmeras vítimas no Brasil.
Em destaque na mídia nacional, o golpe do falso advogado é praticado por criminosos que utilizam dados públicos de advogados para roubar dinheiro de pessoas com processos na Justiça. Na Bahia, em adesão ao movimento nacional da OAB, a seccional lançou uma campanha com diversas frentes de atuação, incluindo representações e diálogos com órgãos competentes.
Além da representação na Polícia Civil, a OAB-BA discutiu o assunto com o corregedor-geral da instituição, Edenir de Macêdo Cerqueira, e a corregedora adjunta Jorvane Andrade dos Santos, além de levar o caso ao secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner. A seccional também enviou um ofício à SSP-BA chamando atenção para gravidade da situação.
No encontro com o delegado Thiago Costa, representaram a OAB-BA o presidente da Comissão de Proteção ao Direito do Consumidor, Jonas Maia, e os representantes da comissão, Rafaela Reis e Harlem Ouais.
Segundo Jonas, a abertura do inquérito é uma resposta firme contra um golpe, que compromete a imagem da advocacia e prejudica o consumidor. “É fundamental proteger a sociedade e garantir que a atuação ética dos advogados seja preservada”, ressaltou.
Também em nome da OAB-BA, Rafaela disse que a parceria com a Delegacia do Consumidor fortalece a atuação em rede, garantindo respostas mais ágeis e eficazes à sociedade.
O delegado Thiago Costa destacou o empenho da instituição em acabar com a prática criminosa do golpe do falso advogado na Bahia. “Estamos comprometidos em combater esse tipo de fraude, que compromete a confiança na advocacia e nas instituições”, afirmou.
Além do golpe, foram discutidos temas, como mutirões de atendimento jurídico em comunidades, capacitações conjuntas entre advogados e policiais, campanhas educativas e o combate a práticas abusivas de empresas reincidentes.
O encontro marcou o início de uma agenda entre as instituições para o fortalecimento da defesa do consumidor na Bahia.