Notícias

[ESA-BA apresenta relatório de atividades e destaca avanços na interiorização e inovação da formação jurídica]

ESA-BA apresenta relatório de atividades e destaca avanços na interiorização e inovação da formação jurídica

Escola Superior de Advocacia promoveu mais de 270 cursos e alcançou mais de 31 mil inscrições em 2025

A Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes da OAB da Bahia (ESA-BA) apresentou, durante a sessão do Conselho Pleno, nesta sexta-feira(10), o relatório de atividades de 2025 até 9 de outubro. O documento revela um panorama positivo da atuação da Escola, que consolidou seu papel estratégico na formação jurídica contínua, acessível e de qualidade para toda a advocacia baiana.

“Os números falam. Nossa escola tem papel de importância e impacto na advocacia. A capacitação valoriza a advocacia. Não são só números, é o impacto da vida da advocacia com esse trabalho de excelência”, disse a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.

De acordo com o documento, a ESA-BA promoveu 273 cursos e eventos neste ano, alcançando 31.280 inscrições em suas atividades. As atividades contemplaram 71 eventos presenciais na capital, 45 no formato híbrido, 50 online e 107 presenciais no interior do estado, garantindo a presença da Escola em todas as 37 subseções da OAB-BA. “Essa busca por realizar muito pela advocacia, com olhar especial para o interior do estado, precisa ser ressaltado e valorizado. Estou satisfeito com tudo que ESA está realizando”, disse o vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião.

Entre as iniciativas realizadas estão projetos de destaque como a Mentoria de Escritórios, o Cine ESA, o programa de Inclusão Digital para a Advocacia Idosa e o Chá-Prev: Primeiros Passos no Direito Previdenciário. Cada uma dessas ações reflete o compromisso da Escola com uma formação jurídica plural, inclusiva e voltada às demandas reais da advocacia.

“Seguimos firmes na missão de abrir caminhos, compartilhar conhecimento. Se a gente faz muito é porque temos muitas pessoas atuando. Quero agradecer ao apoio da diretoria e pela parceria com as subseções. Conseguimos contemplar todas as 37 de forma presencial, levando conhecimento para toda a advocacia baiana. Vamos continuar no mesmo caminho de seguir com a ESA de portas abertas”, afirmou a diretora-geral da ESA-BA, Sarah Barros.

O relatório também antecipa novos projetos que serão lançados ainda em 2025, entre eles o Mastermind em Inteligência Artificial, o ESA PRO+, a Sala Secreta da ESA, o Congresso de Direito Previdenciário da OAB-BA, o Congresso do Protocolo de Gênero e a capacitação para presidentes de subseções e colaboradores da OAB. Outras iniciativas incluem a estruturação do setor comercial da Escola e a criação do Número da Coordenação da ESA, voltado à ampliação da comunicação com a advocacia.

“A atual gestão pensa e é sensível para todas as demandas, principalmente no interior, em comarcas que não têm acesso às atualizações. A escola tem ganhado movimento crescente”, afirma a conselheira da OAB, Graça Varela. Com uma atuação pautada na escuta e na construção coletiva de sua programação, a ESA-BA segue reafirmando seu compromisso com a valorização da advocacia e com a democratização do acesso à formação jurídica em todo o território baiano.