OAB-BA entrega carteiras a 63 novos estagiários
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) recebeu, na tarde de hoje (8), 63 novos estagiários de Direito. A solenidade para entrega das carteiras foi presidida pelo Secretário-Geral da OAB-BA, Antonio Menezes e contou com a ilustre presença do Secretário Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino.
Pelegrino, que ficou encarregado de saudar aos estudantes, lembrou do momento em que recebeu sua carteira de estagiário de Direito das mãos do advogado criminalista Raul Chaves. "De lá pra cá, houve uma mudança no perfil dos estudantes de Direito", reconheceu Pelegrino, mas ele enfatizou que "apesar de toda transformação ocorrida na sociedade, este rito de passagem continua tendo uma importância marcante na vida de quem escolhe a carreira do Direito".
Destacando a experiência, obtida ao longo dos anos, Pelegrino deu dois conselhos aos bacharelandos: "estudar permanentemente para ter domínio das várias disciplinas que são necessárias para o domínio da ciência do Direito" e "o dever de zelar pelo nome da OAB, entidade que os recebe". Para tanto, é necessário que neste início de vida profissional, os estagiários cultivem uma conduta pautada em referenciais éticos e valores fundamentados na Constituição Federal, Declaração dos Direitos Humanos e tratados internacionais.
A Advocacia é uma profissão nobre, pois lida com a liberdade, direitos e vida das pessoas, por isso, cada operador do Direito deve portar-se com dignidade", finalizou parabenizando aos estudante pela escolha do Direito como área de atuação.
Após leitura do compromisso, os bacharelando receberam as certidões de inscrições da alta mesa, composta pelo Secretário Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino; pelo secretário-geral da OAB-BA, Antonio Menezes; pelo diretor-tesoureiro, Ary Moreira; pelo diretor da ESAD, Carlos Rátis e pelos advogados Raimundo Bandeira Ataíde, Denis Leão, Cássia Barreto da Silva, Orivaldina Rosa Ferreira e Maria Ivete de Oliveira.