Notícias

[OAB da Bahia celebra 93 anos de compromisso com advocacia e democracia]

OAB da Bahia celebra 93 anos de compromisso com advocacia e democracia

A OAB Bahia completa 93 anos, nesta sexta-feira (11), com uma trajetória marcada pela defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, dos direitos humanos e promoção da justiça. A advocacia baiana cresceu e se transformou desde 11 de abril de 1932, quando foi eleita a primeira diretoria provisória, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

A presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, destacou a construção coletiva que tem tornado a seccional uma instituição cada vez mais próxima das advogadas e dos advogados do estado. "A OAB Bahia chega aos 93 anos intensificando e difundindo, cada vez mais, sua presença pela Bahia. Nossa seccional tem sido uma voz incansável na busca por justiça, respeito aos direitos humanos e valorização do exercício da advocacia", enfatizou.

Atualmente, a OAB-BA conta com mais de 62 mil advogadas e advogados espalhados pelas suas 37 subseções. Além da presidenta Daniela Borges, que fez história, em 2022, ao se tornar a primeira mulher a assumir o cargo, fazem parte da diretoria da OAB-BA o vice-presidente Hermes Hilarião, a secretária-geral Cléia Costa, o secretário-geral adjunto Raphael Pitombo e o diretor tesoureiro Daniel Moraes.

Ao longo dessas nove décadas, inúmeras batalhas foram travadas em defesa da advocacia baiana. A OAB-BA se manteve firme na luta pelas prerrogativas da classe, cobrando melhorias no sistema judiciário, como a nomeação de juízes e servidores para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a manutenção de comarcas, a exigência por honorários dignos, a valorização da Justiça do Trabalho e a criação de projetos voltados à celeridade, ao fortalecimento institucional e à qualificação contínua da advocacia.

A OAB-BA também segue na vanguarda da valorização da jovem advocacia, sendo pioneira na criação do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia e na adoção de políticas de redução de anuidade para profissionais com até cinco anos de inscrição.

A presidenta Daniela Borges celebrou os resultados alcançados e o caminho que se desenha à frente. "Os desafios que enfrentamos hoje não são menores do que aqueles vividos na fundação da OAB Bahia, mas também não é menor a nossa coragem para enfrentá-los. Inspirados por quem veio antes e fortalecidos pela diversidade que hoje nos representa, estamos preparados para seguir firmes na defesa da advocacia, da democracia e dos direitos humanos", concluiu.