OAB e ministro debatem sobre cotas raciais e Judiciário evoluído na África
Brasília, 25/03/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, recebeu hoje (25) o ministro-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, com quem debateu sobre o sistema de cotas raciais e o interesse da entidade da advocacia em colaborar com projetos governamentais destinados ao desenvolvimento dos Judiciários de países africanos. O ministro elogiou os programas de intercâmbio, treinamento e troca de experiências já promovidos entre a OAB e Colégios de Advogados de países da África e se dispôs a reforçar a sua divulgação junto ao governo.
O ministro Edson Santos ainda convidou Cezar Britto a participar da abertura da Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada no dia 25 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
Quanto à adesão das cotas raciais pelo sistema educacional brasileiro, em debate no Congresso Nacional, o ministro informou a Britto que, hoje, 53 instituições de ensino brasileiro já utilizam normalmente, e sem qualquer tipo de reclamação, o sistema de cotas para o ingresso de alunos. Também participaram da reunião, no gabinete da Presidência da OAB, a secretária-geral da OAB Nacional, Cléa Carpi da Rocha, e o secretário-executivo da Comissão de Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Carlos Moura.