OAB promove em setembro conferência sobre Direito Ambiental na Amazônia
Manaus, 10/08/2009 - A proteção da Amazônia está no foco das discussões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No mês de setembro, de 4 a 6, com a presença do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, o Conselho Federal da entidade realizará uma conferência cujas discussões serão norteadas pela temática "Direito Ambiental e a Questão da Amazônia". Como resultado, será produzida a "Carta de Manaus", documento que tem por objetivo sintetizar o pensamento da Ordem acerca do Direito Ambiental na Amazônia. Contribuindo, em última instância, para a redução dos problemas globais.
O presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da OAB, Oldeney Sá Valente, destacou que a importância do encontro é trazer visibilidade ao tema. "Todos os olhos estão voltados à Amazônia. A pergunta que devemos fazer é por que é cobiçada? Todos os bens e serviços interessam não apenas aos brasileiros, mas ao mundo em geral. Os danos produzidos aqui não se resumem ao Estado, mas irradiam para todo o Brasil. Daí a importância desta conferência, que pretende discutir assuntos diversos, dentre eles a destruição das florestas, avanços da prática agrícola, exploração irracional de madeira e a problemática da biopirataria", afirmou.
A conferência terá a presença,ainda, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Herman Benjamin.A expectativa dos organizadores do evento é receber, aproximadamente, 1,2 mil profissionais. A abertura acontece às 19h30, no dia 4 de setembro, no Teatro Amazonas, com a participação do presidente nacional da OAB, Cezar Aragão; do governador do Amazonas, Eduardo Braga; e do ministro Antônio Herman Benjamin, abordando o "Desmatamento e o Papel do Direito".