Portugal incluído no roteiro da mostra dos 400 anos do TJBA
A inclusão de Portugal no roteiro da Exposição Itinerante do IV Centenário, proposta pelo desembargador Antonio Pessoa Cardoso, foi aprovada nesta terça-feira (03/02), na terceira reunião plenária da Comissão Organizadora da Programação do IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia, realizada na Sala de Convívio. A mostra será aberta no dia 7 de março, em Salvador, seguindo depois para os Tribunais mais antigos do País.
A Comissão Organizadora das Comemorações, presidida pelo desembargador Antonio Pessoa, anunciou como atração cultural para os participantes brasileiros e estrangeiros a apresentação, no dia 6 de março, no Teatro Castro Alves, da orquestra do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), sob o patrocínio do governo do Estado.
Durante a reunião, foi confirmada a presença dos representantes das cortes de Portugal e do Uruguai. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, também confirmaram a participação no evento, em encontro com a presidente Silvia Zarif, em Brasília, na semana passada. Ainda, o Banco do Brasil foi anunciado como o patrocinador do espetáculo no TCA e a Petrobras cederá veículos para a logística.
A reunião foi presidida pelo desembargador Antonio Pessoa Cardoso e contou com a presença da desembargadora Maria da Purificação da Silva, do procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Britto, do chefe de gabinete do governador, Fernando Schimidt, do presidente da Associação dos Magistrados Aposentados, desembargador Raimundo Queiroz, da desembargadora Maria Gabriela Sampaio Seixas, do cônsul de Portugal, João Paulo Sabido da Costa, da professora Consuelo Pondé de Sena, do representante da Defensoria Pública, Clériston Macedo, e da professora Iêda Sento Sé, entre outros.
O Tribunal de Relação do Estado do Brasil e da Bahia foi o primeiro Tribunal de Justiça nas Américas. As principais solenidades do programa de comemorações serão realizadas no sábado, 7 de março, data do IV Centenário, com o lançamento, no Tribunal de Justiça, às 10 horas, dos selo e carimbo relativos à data. Às 11 horas, haverá a inauguração do prédio anexo ao do Tribunal e, às 19 horas, a sessão especial no Fórum Ruy Barbosa.