Notícias

Presidente do Tribunal no Congresso Jurídico

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif, destacou a conciliação como uma das ferramentas mais importantes, entre as novas tendências do Poder Judiciário, ao abrir na manhã de hoje, quarta-feira, o último dia do 1º Congresso Jurídico Brasileiro de Verão, no Teatro Yemanjá, no Centro de Convenções.

Ao dar as boas-vindas aos participantes e palestrantes, ela revelou as experiências bem sucedidas da atual gestão do TJ, a exemplo do Balcão de Justiça e Cidadania, que, nos últimos 12 meses, realizou 7,8 mil conciliações, evitando a entrada de novos processos no Tribunal. E ressaltou, para uma platéia formada na sua maioria por estudantes e professores de Direito, o fato de os Balcões funcionarem à base de parceria e voluntariado.

A implementação dos Núcleos de Conciliação foi outro assunto abordado por ela, observando, que no caso das Varas de Família os processos passam por eles antes de a parte ser citada para contestação. Desta forma, consegue-se o índice médio de 83% de acordos. Sobre o Núcleo de Conciliação de Precatórios, lembrou que já foram acordos entre credores e devedores na ordem de R$ 300 milhões.

A presidente do TJ foi homenageada pelos organizadores do congresso. A mesa da última sessão dos trabalhos, abertos pela presidente do Tribunal de Justiça, foi composta pelos professores Flávio Tartuce, Ricardo Alexandre, Pedro Barreto e Roberto Figueiredo.