Programa Iluminuras entrevista autor que fez estudo comparativo entre Ministério Público espanhol e brasileiro
No programa "Iluminuras" desta semana, uma visita à "Livraria do Chico", localizada na Universidade de Brasília. Lá, o livreiro Chico nos mostra obras de Direito e Filosofia, como o livro “Direito e Democracia entre Facticidade e Validade”, do filósofo e sociólogo alemão, Jürgen Habermas. A TV Justiça apresenta versão inédita hoje (11), às 22h, com reapresentações na sexta-feira, às 19h, sábado, às 21h, domingo, às 19h e segunda-feira, à meia-noite.
O programa entrevista o promotor de Justiça Bruno Amaral Machado sobre sua mais recente obra: "Fiscalías: Su Papel Social y Jurídico-Político". O livro é um debate acadêmico e jurídico-político sobre o modelo organizacional do Ministério Público. “Esse livro é resultado de uma pesquisa realizada entre 2001 e 2005, dentro de um programa de doutorado em Sociologia Jurídico-Penal, na Universidade de Barcelona.”
No quadro "Ex-Libris", um passeio pela biblioteca pessoal do advogado Everson Arraes. Ele gosta de estudar biografias de advogados e juristas. Entre elas, está "O Salão dos Passos Perdidos”, de Evandro Lins e Silva. O livro é um rico testemunho histórico, onde Evandro Lins e Silva revive sua infância e juventude com a família, as dificuldades de um juiz de Direito no início do século, bem como as peculiaridades da vida de um advogado.
E tem mais: o livro “Repercussão Geral – Perspectivas histórica, dogmática e de Direito Comparado”, de Bruno Dantas, é a dica de leitura do quadro "Estante". Na obra, o autor trata dos aspectos históricos e políticos do recurso extraordinário no Brasil e depois parte para o direito estrangeiro como fonte de inspiração da repercussão geral.
Os estudantes de Direito apresentam os autores que servem de base para os estudos deles. E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabam de chegar às livrarias.