Notícias

Rádio Justiça faz balanço do V Fórum Mundial de Juízes

O V Fórum Mundial de Juízes foi realizado no último final de semana. No evento foram tratados temas como cidadania, independência do Judiciário e a aprovação de matérias no Congresso, como a que trata do fim da erradicação do trabalho escravo. Para falar sobre o tema, a Rádio Justiça entrevista o presidente da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho. E mais: salário-maternidade em 30 minutos começa amanhã (27). O governo passa a atender em meia-hora o salário-maternidade e a aposentadoria por tempo de serviço. Os detalhes com o procurador federal e professor da Escola de Magistratura do Paraná, Fernando Knoerr. Jornal da Justiça, nesta terça-feira (27), entre 6h e 8h.
 
Hora Legal: cresce o número de adoção internacional na Bahia
No ano passado, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) na Bahia constatou o aumento de 100% no número de adoções internacionais tardias, aquelas de crianças acima de dois anos. O índice chegou a oito crianças com mais de sete anos entre dez adotadas por casais de outros países, em comparação com o ano anterior. Quem explica é a juíza e presidente da Ceja, Daniela Gusmão Andrade Gonzaga. E mais: começa mutirão no presídio Vicente Piragibe, em Bangu. A idéia é beneficiar não apenas os presos, mas também seus familiares. Serão dadas orientações jurídicas, além da prestação de serviços tardios, como reconhecimento de paternidade, segunda-via de identidade, certidões de nascimento e de casamento. Hora Legal, nesta terça-feira (27) a partir das 8h.
  
Justiça em Movimento pergunta: fim de namoro gera indenização?
Existem casais que durante anos mantêm um compromisso verbal firmado para o casamento. Mas nem sempre o objetivo é alcançado por conta do rompimento do acordo. Quando isso acontece, sem motivo aparente, a parte que se sentir prejudicada pode buscar reparos na justiça? O Justiça em Movimento responde a questão nesta terça-feira (27) às 11h10.

Tributos e combate à corrupção na radionovela da Rádio Justiça
Josenildo é o prefeito do pequeno município de Miudinho. Um exemplo de como não administrar: ele gasta mais do que arrecada, passa por cima da lei para conseguir o que quer, acha que o município é propriedade dele. No momento, Josenildo quer que o cunhado Gerônimo, dono do segundo maior supermercado da cidade, faça uma venda à prefeitura sem licitação. Diante da recusa do cunhado, Josenildo resolve infernizar a vida dele, criando impostos que só prejudicam o comerciante. Os tributos, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o combate à corrupção são temas da radionovela "A boa-fé", que estréia na próxima segunda-feira, dia 27/1. Em nove horários: 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50.

Primeira sessão do Conselho Nacional de Justiça em 2009
A Rádio Justiça transmite nessa terça-feira (27), a partir das 14h, a primeira sessão do ano do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os temas da pauta de amanhã, está a proposta de resolução que pretende disciplinar o uso dos veículos oficiais nos tribunais de justiça e nos tribunais regionais. Além disso, deve ser apresentado, pela Corregedoria Nacional de Justiça, o relatório conclusivo da inspeção feita no Judiciário do Maranhão, em outubro passado. O documento, além de descrever falhas e problemas observados no Tribunal de Justiça de 1º e 2º graus daquele Estado, contém várias recomendações e sugestões a serem propostas, como forma de facilitar a prestação do serviço jurisdicional aos maranhenses. Acompanhe pela Rádio Justiça, a partir das 14h.

Radioagência Justiça
Emissoras interessadas podem receber boletins diários produzidos pela Radioagência Justiça. Basta um cadastro no site. São jornais com as principais notícias do Judiciário transmitidos diariamente. 
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, no Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br.