Terminam nesta sexta-feira (3) as inscrições para audiência pública sobre saúde no STF
Estão abertas até amanhã (3) as inscrições para especialistas interessados em se manifestar na audiência sobre saúde pública que acontece no Supremo Tribunal Federal nos dias 27 e 28 de abril, de 10h às 12h e de 14h às 18h. A solicitação de participação deve ser feita pelo e-mail [email protected]. É necessário que os pedidos sejam fundamentados, indiquem a representatividade do postulante e detalhem os pontos que pretende defender.
Os debates devem abordar temas relativos ao Sistema Único de Saúde (SUS) como:
- Responsabilidade dos entes da federação em matéria de direito à saúde;
- Obrigação do Estado de fornecer prestação de saúde prescrita por médico não pertencente ao quadro do SUS ou sem que o pedido tenha sido feito previamente à Administração Pública;
- Obrigação do Estado de custear prestações de saúde não abrangidas pelas políticas públicas existentes;
- Obrigação do Estado de disponibilizar medicamentos ou tratamentos experimentais não registrados na ANVISA ou não aconselhados pelos Protocolos Clínicos do SUS;
- Obrigação do Estado de fornecer medicamento não licitado e não previsto nas listas do SUS;
- Fraudes no Sistema Único de Saúde.
Os debates servirão de subsídio para o julgamento de diversas ações que tramitam no STF sobre fornecimento de medicamentos, suplementos alimentares, órteses e próteses, criação de vagas em UTI, contratação de servidores de saúde, realização de cirurgias e tratamentos médicos no exterior, tudo no âmbito do SUS.
Deverão ser ouvidas “pessoas com experiência e autoridade em matéria de Sistema Único de Saúde, objetivando esclarecer as questões técnicas, científicas, administrativas, políticas, econômicas e jurídicas relativas às ações de prestação de saúde”, disse o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, na convocação.
Foram convidados a participar, se quiserem, o presidente do Congresso Nacional, o procurador-geral da República, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, os próprios ministros do STF, assim como autoridades e entidades vinculadas à área de saúde. Essas últimas deverão indicar seus representantes.
A audiência será transmitida, na íntegra, pela TV e Rádio Justiça.
Veja a íntegra do despacho que convoca a audiência.
EH/AM