Notícias

TV Justiça: Programa Iluminuras entrevista autor sobre Educação Constitucional

As bibliotecas públicas guardam verdadeiras raridades e livros jurídicos bem atuais. Por isso, vale a pena visitar estes acervos. No "Iluminuras" desta semana, um passeio pela biblioteca do Supremo Tribunal Federal. A TV Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira (16), às 22h, com reapresentações na sexta-feira, às 19h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.

No “Encontro com Autor”,  uma conversa com o advogado Rodrigo Vidal, que escreveu o livro: “Educação Constitucional, Cidadania e Estado Democrático de Direito”. O advogado explica porque resolveu escrever sobre este tema: “... a Constituição completou vinte anos agora em 2008 e ela continua sendo uma ilustre desconhecida, no sentido de que o cidadão, o titular da Constituição, do poder soberano, ainda não a conhece”, destaca o autor.

O "Iluminuras" mostra ainda um passeio pela biblioteca pessoal do advogado e ex-ministro do TSE, José Guilherme Villela. Ele fala das obras que não podem faltar em sua estante.

E tem mais: o livro “Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal”, de Ives Gandra Martins e Carlos Valder do Nascimento é a dica de leitura do quadro “Estante”. Esta obra traz comentários elaborados por renomados juristas sobre a lei de responsabilidade fiscal e a lei penal sobre improbidade administrativa.

A lei de responsabilidade fiscal contém normas de finanças públicas e introduz conceitos novos na administração pública, com o principal objetivo de responsabilizar os administradores públicos e estabelecer limites para as despesas públicas.

E o programa traz também uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.