Vladimir: Senado e MP precisam apurar com urgência denúncias de Jarbas Vasconcelos
Brasília, 17/02/2009 - O presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Vladimir Rossi Lourenço, cobrou hoje (17) do Ministério Público e do Senado Federal uma rigorosa investigação das denúncias do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) publicadas pela revista Veja, segundo as quais "boa parte" do PMDB e também de outros partidos é envolvida com corrupção e manipulação de licitações. "Trata-se de uma denúncia que preocupa, uma denúncia grave vinda de um homem público como o senador Jarbas Vasconcelos, que já foi governador por duas vezes em seu Estado, prefeito do Recife e deputado", observou Vladimir.
O presidente em exercício da OAB Nacional afirmou que a entidade exige uma profunda apuração dos fatos e a punição dos envolvidos. Para Vladimir Rossi, é urgente que o Ministério Público, o Senado Federal e sua Corregedoria se mobilizem para investigar as denúncias de Jarbas Vasconcelos, instaurando os devidos inquéritos e convocando inclusive o senador "para que apresente informações mais concretas sobre os fatos denunciados e para que denúncias dessa gravidade não caiam no vazio e não fiquem no terreno da generalidade, colocando sob suspeita inclusive a parte boa do Congresso e dos partidos".
"As declarações do senador não nos permitem silenciar", sustentou Vladimir Rossi Loureiro. "Ele faz denúncias seríssimas ao seu partido, ao próprio governo e aos outros partidos, inclusive por práticas de manipulação de licitações e de corrupção. Corrupção é crime, ainda que ele faça uma denúncia genérica de prática desse crime. Nós entendemos que o Ministério Público, que é o fiscal da lei, tem que se mobilizar na busca de mais informações, ouvindo inclusive o senador; assim como a Corregedoria do Senado precisa instaurar os procedimentos também para apurar a verdade. A sociedade não pode se calar".
O presidente em exercício do Conselho Federal da OAB insiste na importância de os órgãos responsáveis pela apuração de denúncias dessa natureza, como Ministério Público e o próprio Senado, agirem rapidamente. "Esses fatos precisam ser devidamente passados a limpo e não podem cair no esquecimento; é fundamental que se apure com mais detalhes essa denúncia genérica, mas seríssima, feita pelo senador Jarbas, que não a faria se não estivesse de posse de informações mais concretas sobre o que disse na entrevista".
Para Vladimir, uma vez encaminhadas as investigações e se chegando a resultados concretos quanto às denúncias, é importante a instauração do competente processo pra que os responsáveis pelos atos de corrupção ou manipulação de licitações apontados pelo senador Vasconcelos respondam criminalmente na forma da lei.