Direitos da mulher trabalhadora na radionovela da Rádio Justiça
O ano é 1932. Dulce é casada com Alfredo e trabalha em uma tecelagem, mesmo a contragosto do marido. Nesse tempo, Dulce se apaixona pelo sindicalista Jorge e engravida dele. Ao descobrir a gravidez, a tecelagem a demite. Assim, Dulce decide reclamar seus direitos, mas, de acordo com a legislação da época, ela só pode fazer isso acompanhada do marido.
A igualdade da mulher no mercado de trabalho e os primeiros direitos conquistados pela mulher trabalhadora, na década de 30, são o tema da radionovela “A Mulher de 30”, que estréia na Rádio Justiça na próxima segunda-feira, dia 2/3.
Histórico
Justiça em Cena é um projeto da Rádio Justiça iniciado em 2004, quando a emissora foi inaugurada. Retomado e reelaborado em 2007, o programa atualmente tem episódios semanais. Entre as edições anteriores, Os falsários” é sobre os crimes de falsidade; “A boa-fé” trata de tributos e combate à corrupção; “Pelo telefone” expõe as novas regras para o funcionamento de call centers; “Crime Imperfeito” tem como temas o processo penal e o Tribunal do Júri e “Um estranho no ninho” é sobre o Estatuto do Estrangeiro. A última, “O amigo da onça”, fala de crimes contra a liberdade individual.
Em novembro de 2008, Justiça em Cena foi considerado pela segunda vez consecutiva "Melhor Programa de Rádio" pelo 6º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O projeto conta com a colaboração de servidores do STF, técnicos, editores, repórteres e produtores da Rádio e da TV Justiça. “A Mulher de 30” tem as vozes de Odete Rocha, Nayse Hillesheim e William Galvão. O roteiro é de Guilherme Macedo; direção, Viviane Yanagui e sonoplastia, Marcus Tavares.
No ar
“A Mulher de 30” será veiculada em nove horários, de segunda a sexta-feira: às 5h50, 10h50, 13h50, 14h50, 17h50, 20h50, 23h50, 1h50, 3h50. Sábado e domingo, às 20h, a rádio apresenta o compacto com a história completa.
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 MHz, em Brasília, via satélite ou pelo site www.radiojustica.jus.br. O áudio de todas as radionovelas produzidas está disponível no site.