Subseção de Jequié promove passeata contra morosidade na Comarca local
Diante da retenção de processos nas varas cíveis e criminais, na Comarca de Jequié, os advogados da região saíram, na manhã da segunda-feira (2), em passeata pelo centro da cidade, percorrendo a distância entre a sede da Subseção da OAB até o Fórum Bertino Passos. O protesto contra a lentidão na tramitação dos processos foi liderado pelos presidentes da Seccional baiana, Saul Quadros e da Subseção de Jequié, Miguel Avelino, além do secretário-geral da Seccional, Antônio Menezes, do conselheiro Seccional, representante de Jequié, César Bionde, dos advogados Agenor Júnior, Eliseu Matos, Arivaldo Silva Nascimento, Ivana da Guarda, Jeane Mendes Barbosa Juracy Novato, Joaquim Caíres, Alberto Vaz, Leonardo Falcão, Juracy Falcão e Hélio Ribeiro e vária lideranças da Advocacia da região.
Os manifestantes elaboraram um pleito ao Tribunal de Justiça da Bahia, reivindicando a efetivação das seguintes medidas para que a morosidade da Justiça local tenha fim: nomeação de serventuários visando à ampliação do quadro de servidores; instalação de novas varas – duas cíveis e três criminais e a designação e nomeação de um juiz titular para os Juizados especiais. “Apresar do Tribunal de Justiça estar tomando algumas providências, elas ainda não surtiram os efeitos desejados, na Comarca de Jequié”, reconheceu o presidente da OAB-BA, Saul Quadros.
Os advogados militantes na Comarca de Jequié estão se revezando num plantão em frente ao Fórum, em continuidade à paralisação das atividades da Justiça até sexta-feira (6).