TV Justiça: Programa Iluminuras entrevista autor sobre Direito de Empresa
Esta semana você vai conhecer mais raridades disponíveis em sebos. O "Iluminuras" visita o Sebão de Livros Usados, localizado na superquadra 409 norte, em Brasília. Lá está o livro "Tratado de Direito Penal", do desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Galdino Siqueira, publicado em 1950. O programa foi ao ar, em versão inédita, ontem (25), às 22h, com reapresentações na sexta, às 19h, sábado, às 21h, domingo, às 19h e segunda-feira à meia-noite, sempre pela TV Justiça.
No "Encontro com Autor", o advogado Bruno Mattos e Silva fala do lançamento de seu livro: "Direito de Empresa – Teoria da Empresa e Direito Societário". “Essa ideia surgiu por ocasião do advento do Novo Código Civil, em 2002. Eu observei que era necessário fazer um estudo aprofundado da teoria da empresa, que foi positivada com o novo código”, explica o autor.
O "Iluminuras" também vai mostrar um livro da coleção de Obras Raras da Biblioteca do Ministério da Justiça. Essa coleção, que tem 18 mil volumes, pertenceu ao ex-ministro, jurista, político e grande intelectual brasileiro Afonso Penna Júnior.
No "Ex-libris", você vai fazer um passeio pela biblioteca pessoal do mestre pela Universidade de Coimbra e professor de Direito, Ibsen Noronha, que recebeu a equipe do programa.
E tem mais: a dica de leitura fica com o livro "A Nova Ortografia para Advogados, Estudantes e Curiosos", de Jônatas Junqueira de Mello. A obra apresenta as principais inovações decorrentes do acordo ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado pelo Decreto 6.583, de 29 de setembro de 2008. Na obra, o autor também analisa as mudanças que afetam a ortografia brasileira, como a alteração no alfabeto, na acentuação, no emprego do hífen e na pontuação, tudo exposto de uma forma bem didática e com exemplos. E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabam de chegar às livrarias.