![Tribunais implementam Múltiplo Fator de Autenticação a partir desta terça (1º) [Tribunais implementam Múltiplo Fator de Autenticação a partir desta terça (1º)]](http://oab-ba.org/fotos/oab_noticias/28151/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=0e9f1ade80961f4)
Tribunais implementam Múltiplo Fator de Autenticação a partir desta terça (1º)
Implantação será acompanhada pela OAB-BA em toda Bahia
A partir desta terça (1º), o uso do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) será obrigatório para acesso aos sistemas de diferentes tribunais. Em ofício enviado à OAB-BA, o TRF1 confirmou a adoção do MFA para acesso aos serviços da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) e do Processo Judicial Eletrônico (PJe) de 1º e 2º Graus, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Também atendendo à determinação do CNJ, o TRT5 divulgou que, a partir desta terça (1º), o acesso ao PJe será feito exclusivamente pela PDPJ e que, com isso, entrará em vigor a autenticação por múltiplo fator, com a desativação dos métodos anteriores (usuário/senha e certificado digital). O TRT5 disponibilizou o canal de atendimento (https://www.trt5.jus.br/suporte/chamado/registro) para advogados e o telefone (71) 3284-6777 para demais usuários.
"A implantação da medida será acompanhada pela OAB-BA em todos os tribunais”, explicou a presidenta da Comissão de Tecnologia e Informação, Tamiride Monteiro. "Além de monitorar os tribunais que já confirmaram a adoção dos Múltiplo Fator de Autenticação, também checaremos sua implantação no TJBA, que ainda não se manifestou sobre o assunto", completou.
Tamiride lembrou, ainda, que o cadastro ao MFA se dará pelo jus.br, e o código de autenticação será enviado para o e-mail cadastrado no PJe, após o usuário inserir o login e senha na opção da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro.
Ela também disse que o acesso ao certificado digital será dado pela PDPJ e que o uso no navegador não terá alteração para o advogado, que continuará peticionando normalmente.